segunda-feira, 21 de março de 2011

O QUE É UM ... FENÔMENO NATURAL ( Natureza )

Fenômeno natural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta erupção de lava em forma de parábola ilustra a Lei da queda dos gravesGalileu. É a expressão concreta, sem influência humana, de uma lei da natureza. de
Um fenómeno natural é um acontecimento não artificial, ou seja, que ocorre sem a intervenção humana. Note-se que até as acções humanas (um automóvel em andamento, por exemplo) continuam sempre sujeitas às leis naturais, contudo, não são consideradas, neste sentido, fenómenos naturais, já que dependem do arbítrio ou vontade humana. Os fenómenos naturais podem, isso sim (ou não), influenciar a vida humana que a eles está sujeita, como a epidemias, às condições meteorológicas, desastres naturais, etc. Repare-se que, na linguagem vulgar, fenómeno natural aparece quase sempre como sinónimo de evento incomum, espantoso ou desastroso sob a perspectiva humana. Contudo, a formação de uma gota de chuva é um fenómeno natural da mesma forma que um furacão.
Na linguagem vulgar, contudo, dado o sentido comum do termo "fenómeno", esta expressão refere-se, em geral, aos fenómenos naturais perigosos também designados como "desastres naturais". A chuva, por exemplo, não é, em si, um "desastre", mas poderá sê-lo, na perspectiva humana, caso algumas condições se conjuguem. Deficiente manutenção dos equipamentos de drenagem da água, mau planeamento urbanístico, com a construção de estruturas em locais vulneráveis a cheias[1] ou outros podem ocasionar efeitos desastrosos para o ser humano.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: