terça-feira, 22 de março de 2011

GRANDES ANIMAIS MARINHOS ( A Morsa )

Morsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Como ler uma caixa taxonómicaMorsa
Grande morsa no gelo, Alaska
Grande morsa no gelo, Alaska
Estado de conservação
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Carnivora
Família: Odobenidae
Género: Odobenus
Espécie: O. rosmanus
Nome binomial
Odobenus rosmanus
( Lineu, 1758)
Distribuição geográfica
Ocorrencia = Azul
Ocorrencia = Azul
subespécie
O. rosmarus rosmarus
O. rosmarus divergens

A morsa é um animal de grande porte que vive nas águas do Ártico. Uma fêmea adulta chega a 2,70 metros e comprimento e cerca de 1 tonelada de peso. O Macho adulto é ainda maior, podendo chegar a até 4 metros de comprimento, com um peso que frequentemente ultrapassa 1,6 toneladas.
As morsas possuem uma pele enrugada e áspera que vai se tornando cada vez mais espessa ao longo de sua vida (15 a 30 anos). Para nadar usam a nadadeira caudal. Deslocam-se mal em terra, utilizando as nadadeiras anteriores e andando quase aos saltos. Seu focinho tem um sólido bigode e dois enormes caninos ou presas que podem chegar a 90 centímetros nas fêmeas e ultrapassar 1,10 metro de comprimento nos machos. As presas são usadas para arrancar moluscos e caranguejos do fundo do mar desgastando-se ao longo dos anos. As morsas são caçadas pelo marfim dessas presas.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: