segunda-feira, 7 de março de 2011

FRUTOS DA FLORA MUNDIAL ( O Côco )

Coco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Coco.
Coco[nota 1], coco-da-praia, coco-da-índia ou ainda coco-da-baía é o frutocoqueiro. É um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) é fibrosa e existe um "caroço" interno (o endocarpolenhoso). Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina. Podemos registrar algumas variedades do coco: coco comum, coco-da-bahia, coco-do-pará, coco catolé, coco ouricuri. do
Seu período de safra vai de janeiro a julho, e, em casos especiais, a setembro.

Índice

[esconder]

[editar] O coco na nutrição

O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.
A água de coco é muito saborosa. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.
Já o coco maduro é contraindicado às pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.
Para verificar se o coco maduro está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Som oco indica que a fruta está estragada.
O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.
Cem gramas de coco maduro fornecem 266 kcal (quilocalorias) e 100 miligramas de água de coco, 22 quilocalorias.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: