quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PAÍSES DO MUNDO ( Bahrein/ÁSIA )

Bahrein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Solicit-Reference.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

مَمْلَكَةُ البَحْرَين
Kingdom of Bahrein
Reino do Bahrein
Bandeira do Bahrein
Brasão de armas do Bahrein
Bandeira Brasão de armas
Hino nacional: Bahrainona
Bahraini Anthem.ogg
Gentílico: Baremense, baremês, bareinita ou barenita[1][2]


Localização do Bahrein

Localização do Bahrein (a verde) na Ásia (a cinzento).
Capital Manama
Língua oficial Árabe e inglês
Governo Monarquia constitucional
 - Rei Hamad bin Isa Al Khalifa
 - Príncipe herdeiro Salman bin Hamad bin Isa Al Khalifa
 - Primeiro-ministro Khalifa bin Salman Ali Khalifa
Independência do Reino Unido 
 - Data (declarada) 1970 
Área
 - Total 750 km² (184.º)
População
 - Estimativa de 2009 791 000 hab. (n/a.º)
 - Densidade 1 189,5 hab./km² (7.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2008
 - Total US$ 27,014 biliões (118.º)
 - Per capita US$ 34 662 (32.º)
Indicadores sociais
 - IDH (2010) 0,801 (39.º) – elevado[3]
 - Esper. de vida 73,5 anos (76.º)
 - Mort. infantil 11,2/mil nasc. (60.º)
 - Alfabetização 86,8% (105.º)
Moeda Dinar bareinita (BHR)
Fuso horário UTC (UTC+3)
Org. internacionais Liga Árabe, ONU, Conselho de Cooperação do Golfo
Cód. ISO BHR
Cód. Internet .bh
Cód. telef. +973


Mapa do Bahrein

O Bahrein[4], Bahrain, Bareine[5], Barein[4][6] ou Barém[4][7][8][9] é um pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irão a nordeste, com o Qatar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. A sua capital é Manama.

Índice

[esconder]

[editar] Etimologia

O nome do país vem da língua árabe para "dois mares". A referência exata a estes "dois mares" continua a ser assunto de debate. Alguns identificam os "dois mares" como as águas da baía nos dois lados da ilha. Outros acreditam que o nome se refere à posição do país como uma ilha do golfo pérsico, separada por "dois mares", a Arábia ao sul e o Irão ao norte. Ainda há os que sugerem que o primeiro mar está em volta do Bahrein e o segundo "mar" metaforicamente representa a abundância natural de águas termais sob a própria ilha.
Em português a grafia do país é muito variável. As formas Bahrein e Bahrain se encontram muito difundidas nos países lusófonos, sendo um anglicismo, já que a transliteração correta do árabe البحرين para português é Bareine.[10] Em Portugal, a grafia aportuguesada utilizada de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves é Barém.[11] No Brasil são preferidas as formas Barein e Bareine, enquanto Barain se encontra também difundido.
Como gentílicos aceitam-se bareinita e os poucos usados baremense e baremês.[11]

[editar] História

As ilhas de Bahrein foram sempre compradas, vendidas e cobiçadas desde a antigüidade, principalmente devido à sua posição geoestratégica privilegiada na região do Golfo. De 1521 a 1602, o país foi ocupado pelos portugueses. Em 1602 e com a ajuda dos ingleses as ilhas foram tomadas pelo Império Persa tornando-se uma base estratégica e militar muito importante. Ahmad bin Khalifa, um príncipe oriundo da Arábia Saudita, conquistou as ilhas e obteve a sua independência do Império Persa em 1783. Vários tratados forçados, feitos no século XIX, determinaram que o arquipélago se transformasse num protetorado militar e comercial britânico. O Bahrein conseguiu novamente a independência (saindo da situação colonial de protetorado ocupado militarmente) em 1971 e transformou-se em emirado.
Em 1973 foi promulgada uma constituição que estabeleceu o regime monárquico tradicional e criou um sistema bicameral de conselhos, um conselho consultivo e um conselho dos representantes.

[editar] Geografia


Pôr-do-sol no Bahrein.
O Bahrein é um arquipélago de trinta e cinco ilhas e ilhotas que fica no Golfo Pérsico, a leste da Arábia Saudita e a noroeste do Qatar, das trinta e cinco ilhas apenas, três são habitadas: Barein, Umm Nassam e Al Muharraq. A maior das ilhas é a dhkle Bahrein, com 16 km de extensão no sentido leste-oeste e 48 km no sentido norte-sul. A ilha principal é unida ás pequenas ilhas de Muharraq e Sitra por uma estrada. Em 1986 uma ponte que liga Bahrein à Arábia Saudita foi inaugurada. A superfície total do país é de 692 km².
A altitude máxima no arquipélago barenita é a colina de Jabal Dukhan, com 130m, e que fica na ilha principal. O clima no país é árido, com temperaturas elevadas no verão, superando uma média de 28 °C, e moderadas no inverno, com média de 21 °C. As precipitações de chuvas não passam oitenta milímetros anuais, e se concentram no inverno. A escassez de água não impediu que as ilhas tenham algumas culturas de irrigação em torno dos mananciais na costa norte do país. O arquipélago possui cerca de 200 espécies vegetais. A fauna é formada por mamíferos, como a gazela, a lebre e o mangusto.

[editar] Política

O Bahrein é uma monarquia absolutista com um primeiro-ministro e um gabinete integralmente apontados pelo Monarca.
O actual primeiro-ministro (que é o mesmo desde 1971), bem como a totalidade do gabinete são da família real.
Esse estado tem órgãos bicamerais compostos por um conselho consultivo e um conselho dos representantes. Na teoria esses dois conselhos deveriam equilibrar-se, mas, na prática, o primeiro tem completa ascendência sobre o segundo, gerando algumas tensões entre a maioria da população que se opõe à monarquia governante e à minoria que a apoia. É interessante observar que no Bahrein a maioria da população (70%) é xiita, mas a família reinante Al Khalifa é sunita; todavia o Bahrein é um país relativamente estável e com poucos conflitos religiosos entre as duas facções muçulmanas

[editar] Símbolos nacionais

A bandeira nacional é formada por um pano vermelho, com uma faixa vertical de cor branca ao lado. A cor branca representa a trégua feita com os países vizinhos. A borda desta faixa, que separa as cores, tem forma de serra dentada de cinco pontas, representando os pilares do islão.
O brasão de armas foi desenhado nos anos 1930 pelo Conselheiro britânico do Rei do Bahrein (então o emir). O escudo contém o mesmo desenho encontrado na bandeira nacional com um escudo no centro. Consiste em um campo de gules com una franja dentada (com seis pontas) de prata, situada com o chefe. Ao redor do escudo apresentam-se lambrequíns de gules e prata que o decoram.
"Bahrainona" (Nosso Bahrein) é o hino nacional do Bahrein. Foi adoptado em 1971. A letra é de Mohamed Sudqi Ayyash (1925-), mas o autor da música é desconhecido.

[editar] Subdivisões


Manama, capital do país.
Municipalidades
Ver página anexa: Municipalidades do Bahrein
Antes de 3 de Julho de 2002, o Bahrein, encontrava-se dividido em doze municipalidades, estas eram administradas a partir da capital Manama e. posteriormente, transformaram-se em províncias.
Ver página anexa: Províncias do Bahrein
Províncias
O Bahrein está dividido em cinco províncias:
  1. Capital
  2. Central
  3. Muharraq
  4. Norte
  5. Sul

[editar] Economia

A produção e o refinamento de petróleo responde a aproximadamente por 60% das exportações, 60% dos rendimentos do governo local e 30% do PIB. Com uma rede desenvolvida de transporte e comunicação, Bahrein sedia diversas firmas multinacionais com negócios no Golfo.
Em 1932, foi descoberto petróleo em Awali, no centro da ilha de Bahrein. A extração do óleo era controlada por petrolíferas norte-americanas, mas passou em grande parte para a administração da BAPCO (Bahrein Petroleum Company). A extração de gás natural e petróleo adquiriu fundamental importância ao país. O arquipélago se tornou centro produtor e ponto de refinação e embarque do óleo cru vindo da Arábia Saudita, que o envia por um oleoduto submarino.

Vista aérea das Ilhas Amwaj e de Muharraq.
Com a renda do petróleo, diversos projetos industriais em outros segmentos estão em andamento, nas áreas de cimento, alumínio e construção naval. As antigas atividades piratas dos nativos foram substituídas pelo tráfego de frota mercante moderna. O desenvolvimento das atividades bancárias e de serviços transformou Bahrein num dos principais centros financeiros e comerciais do Médio Oriente. Esta situação é exemplificada por uma moderna rede de comunicações e pelo aeroporto internacional situado na ilha de Muharraq.
O uso das águas subterrâneas possibilita a prática da horticultura, porém, em quantidade insuficiente para atender toda a população. A tradicional coleta de ostras perolíferas quase desapareceu, em detrimento da menor rentabilidade que a cultura oferece perante a competição das pérolas cultivadas.
Entretanto, o desemprego, especialmente entre os jovens, e a deterioração dos lençóis subterrâneos de água são as principais preocupações nacionais a longo prazo.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

[editar] Cultura

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações

Nenhum comentário: