sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO DO PARQUE DO CATIMBAU ( Buíque/Pernambuco-BRASIL )

Criação do Parque Nacional do Catimbau

Roberto Linsker - 19/09/2008

As Unidades de Conservação (UCs) do bioma Caatinga - o único exclusivamente brasileiro - sempre foram pouco representativas em termos de área. Desde o ano 2000 o IBAMA tinha a proposta de aumentar um pouco esse percentual. Uma das regiões prospectadas era o Vale do Catimbau, no interior de Pernambuco.



Em 2002 fui convidado para documentar a área. As imagens iriam compor o dossiê que defendia a transformação de 62.300 ha situados nos municípios de Buíque, Arcoverde e Tupanatinga, no Estado de Pernambuco, em parque nacional.



Foram apenas 3 dias de sobrevôos, caminhadas e conversas, suficiente apenas para respirar os aromas daquela terra escaldada e admirar suas formações geológicas e inscrições rupestres.



Em dezembro de 2002, o Parque Nacional do Catimbau foi criado por meio do decreto 913/12. Atualmente a unidade é considerada área-núcleo da Reserva da Biosfera da Caatinga.



Todos nós, fotógrafos, jornalistas, ambientalistas e imagino que uma grande parcela dos leitores, sabemos da importância que as  UCs têm para a flora, a fauna, a paisagem e, nem preciso dizer, para a nossa humanidade.



Sabemos, mas é sempre bom lembrar, pois infelizmente a ganância e a ignorância não partilham dessa crença.



Seis anos se passaram desde aquela incursão e não tive a oportunidade de retornar.  Brindei à distância. E mesmo assim cada vez que lembro, agradeço. Utilizar a fotografia como elemento sensibilizador para a criação de um Parque Nacional talvez seja a maior recompensa que eu já tenha recebido.



Nenhum comentário: