sábado, 15 de janeiro de 2011

PARQUES NACIONAIS ( Parque Nacional da Serra das Confusões/Piauí-BRASIL )

Parque Nacional da Serra das Confusões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Serra das Confusões)
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional da Serra das Confusões
{{{Imagem legenda}}}

{{{Imagem legenda}}}
Altitude 736 m m
Localização Caracol, Piauí-Brasil
O Parque Nacional da Serra das Confusões é um parque nacional do Brasilecossistema de caatinga numa região ainda bastante preservada no estado do Piauí, de grande beleza cênica e alto valor histórico, cultural e científico.Com 526.106,00 (ha), o parque é um dos maiores do Piauí e da região nordeste. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). criado a partir do decreto 98.346 de 02/10/1998, no intuito de resguardar uma amostra significativa do

[editar] Aspectos culturais e históricos

A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação. Encontra-se inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, inclusive apresentando litogravuras nos paredões rochosos de grande valor histórico, científico e cultural. Ela é assim denominada por mudar de configuração de acordo com a iluminação do dia. O Parque Nacional da Serra das Confusões tem vários tipos de vegetação e clima. A serra que forma este parque e outros, como o da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, tem uma visão cinematográfica de um imenso vale que pode ser visto de pontos mais altos. Este vale era habitado por índios até a colonização portuguesa e desbravadores paulistas (bandeirantes). Estes desbravadores escravizaram, expulsaram os índios tupinambás desta região e formaram fazendas nestas terras. Até meados de 1950 ainda existiam índios localizados em pequenas famílias, segundo o morador da cidade de Caracol, sr. Antonio da Rocha Soares, que andava por estas terras quando jovem.

[editar] Aspectos físicos e biológicos

O clima da região é tropical Megatérmico e Semi-árido.
Apresenta relevo bastante dissecado com formações rochosas peculiares, fazendo parte da zona Interfluvial entre as bacias hidrográficas dos Rios Parnaíba e São Francisco.
Dentre as espécies registradas encontra-se: zabelê (Crypturellus noctivagus), jacutinga (Pipele jacutinga), veado-campeiro (Ozptocerus bezoarticus), tatu-canastra (Priodontes maximus), tamanduá-bandeira (Mymercophaga-tridactila), tatu-bola (Tolypentes tricintinus), guariba-preto (Aloutta belzebul), sagu-da-serra (Callithrix flaviceps) onça parda (Felis Concolor) e onça pintada (Panthera onça ); todas, espécies ameaçadas de extinção.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: