terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ERAS GEOLÓGICAS DO PLANETA TERRA ( éon FANEROZOICO )

Fanerozoico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fanerozóico)
Ir para: navegação, pesquisa

éon
Fanerozoico
Cenozoico
Mesozoico
Paleozoico
P
r
é
-
C
a
m
b
r
i
a
n
o
éon
Proterozoico
Neoproterozoico
Mesoproterozoico
Paleoproterozoico
éon
Arqueano
Neoarqueano
Mesoarqueano
Paleoarqueano
Eoarqueano
éon
Hadeano
Na escala de tempo geológico, o Fanerozóico (grego: (phaneros = visível) + (zoikos = vida)) é o éon geológico que abrange os últimos 543 milhões de anos.[1] Tem início após o Cambriano no éon Proterozoico com o surgimento de vários animais de concha e é o éon ao longo do qual a abundância de vida é maior.
A fronteira entre o Fanerozoico e o Proterozoico não está claramente definida. No século XIX ela coincidia com o aparecimento dos primeiros fósseis metazoáriostaxa de metazoários do Proterozoico desde o início de estudos sistemáticos destes seres na década de 1950. A maioria dos geólogos e paleontólogos provavelmente consideraria que a fronteira Fanerozoico-Proterozoico ocorre no ponto clássico em que surgem as primeiras trilobites e Archaeocyatha; com a primeira aparição de complexas tocas de alimentação (Trichophycus pedum); ou com a primeira aparição de um grupo de pequenas e geralmente desarticuladas formas couraçadas designadas 'pequena fauna conquífera'. Estes três diferentes pontos de fronteira encontram-se separados entre si por alguns milhões de anos. abundantes. Porém, foram identificadas várias centenas de

Índice

[esconder]

[editar] Subdivisões

divide-se nas eras (da mais antiga para a mais recente):

[editar] Principais acontecimentos

Aparecimento rápido de numerosos filos animais; a evolução destes filos para formas diversas; o aparecimento de plantas terrestres; desenvolvimento de plantas complexas; a evolução dos peixes; o aparecimento de animais terrestres; e o desenvolvimento das faunas modernas. Durante este período de tempo, os continentes derivaram, eventualmente colididindo para forma Pangeia e dividindo-se em seguida nas massas continentais atuais.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: