domingo, 30 de janeiro de 2011

ARQUEÓLOGOS DO BRASIL ( Niède Guidon )

Niède Guidon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Niède Guidon
Nascimento Niède Guidon
12 de março
de 1933 (77 anos)
Jaú
Residência Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileira
Campo(s) arqueologia
Instituições Parque Nacional Serra da Capivara
Piauí

Brasil
Alma mater Universidade de São Paulo
Universidade de Paris
(Sorbonne)
Prêmio(s) Prince Claus Fund Award
Niède Guidon (Jaú, São Paulo, 12 de Março de 1933), é uma arqueólogabrasileira descendente de franceses.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Formada em História Natural pela USP, trabalhou no Museu Paulista, quando tomou conhecimento do sítio arqueológico de São Raimundo Nonato no Piauí, no ano de 1963.
Especializou-se em arqueologia pré-histórica, pela Sorbonne, e especialização pela Universidade de Paris I.
Desde 1973 integra a Missão Arqueológica Franco-Brasileira, concentrando no Piauí seus trabalhos, que culminaram na criação, ali, do Parque Nacional Serra da Capivara

[editar] Idéias

Os achados arqueológicos de Guidon levam a crer que o povoamento do continente americano se deu muito antes do que se crê de ordinário. Enquanto a teoria mais comumente aceita do povoamento das Américas postula que os primeiros humanos chegaram no continente há 15 000 anos, alguns dos sítios arqueológicos de Guidon contém artefatos que datam de 45 000 anos atrás. O problema de sua hipotése é que o que é tido por Guidon e sua equipe como sendo "artefatos" é tido por outros como sendo "geofatos" - os primeiros sendo produtos do trabalho humano e os últimos sendo produtos da ação de forças naturais. Antropólogos estadunidenses - entre os quais estão os mais ferrenhos críticos das teorias de Guidon - se encontram em ambos os lados da questão: alguns aceitam as evidências arqueológicas sem contestá-las; outros pensam que elas não são sólidas o suficiente para derrubar as antigas hipotéses. Enquanto isso, os achados se acumulam.
Com uma grande equipe trabalhando para si e com inúmeros projetos em andamento, Guidon espera rescrever a versão corrente da história demográfica do homem. Embora sua teoria tenha lacunas, o acúmulo de evidências arqueológicas fortalece cada vez mais suas hipotéses.

[editar] Premiações

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: