sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A PEDRA DA GALINHA CHOCA ( Monólitos do Brasil )

Pedra da Galinha Choca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Pedra da Galinha Choca é um dos principais pontos turísticos de Quixadá. Foto da pedra no período seco.

Foto da pedra no período chuvoso.
Pedra da Galinha Choca é o nome dado a um dos mais conhecidos monólitosmunicípio de Quixadá, tendo seu nome derivado de sua curiosa forma. Está localizada a 5 km do centro da cidade. Até o começo do século XXPedra da Arara. existentes no era chamada de
É um inselberg constituído de dioritos e granitos, que são rochas ígneas, ou seja, formadas a partir do resfriamento do magma. Assim como os demais monólitos da região, a Pedra da Galinha Choca está sobre um terreno cristalino, ou seja, é formado por rochas antigas e resistentes que surgiram anteriormente à era Cambriana, que com a erosão das chuvas afloraram acima da superfície.
Em suas proximidades foi construído o Açude do Cedro, e juntos, formam a mais conhecida paisagem quixadaense.

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando ao texto itens relevantes e removendo os inapropriados.

  • É possível subir a galinha usando uma trilha de grau médio de dificuldade. Estando lá é possivel ver a cidade, praticamente toda a extensão do Açude do Cedro, um grande número de outros monólitos além da paisagem sertaneja.
  • Foi usada como cenário para o filme O Cangaceiro Trapalhão de 1983. Neste filme a Galinha Choca botava ovos de ouro gigantes.
  • Existe uma lenda indígena na região que diz que todas as outras pedras da região são suas filhas e que ela nem sempre esteve no mesmo local.
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: