domingo, 7 de novembro de 2010

ROCHAS METAMÓRFICAS ( O Gnaisse )

Gnaisse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Gnaisse
Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita, sendo por isso considerada essencialmente quartzofeldspática.
Sua granulação situa-se frequentemente entre média e grossa; a estrutura é muito variável, desde maciça, granitoide e com foliação (dada pelo achatamento dos grãos) até bandada, com bandas geralmente milimétricas a centimétricas alternadas com outras mais máficas, derivadas de processos de segregação metamórfica que culminam em rochas magmáticas.
Estatueta "Idolo de Iguape", descoberta em Iguape em 1906, pelo pesquisador Ricardo Krone.[1]
Algumas das rochas mais antigas do mundo são gnaisses. Um exemplo de formação rochosa em gnaisse é o Pão de Açúcar, localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Outro exemplo é a Pedra do Ingá, Monumento Nacional no agreste da Paraíba, ou ainda a estatueta encontrada em um sambaqui em Iguape em 1906, pelo pesquisador Ricardo Krone, a qual faz parte do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, em São Paulo (cidade). O bairro Beira Rio, em Cataguases, também tem várias estruturas compostas por esse mineral. A Pedra Azul, ponto turístico localizado em Domingos Martins (ES) é outra notável formação de gnaisse.
Devido a sua grande variação mineralógica e seu grau metamórfico, é amplamente empregada como brita na construção civil e na pavimentação, além do uso ornamental.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: