quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PATRICINHA e MAURICINHO ( Tribos urbanas )

Patricinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

O termo patricinha é uma gíria que remete a uma mulher, normalmente uma adolescente ou na faixa dos 20 anos, que tem uma preocupação excessiva em se vestir de acordo com a moda e que anda em grupos, com outras moças que compartilhem os mesmos gostos.
No Brasil, o equivalente a patricinha na idade adulta costuma ser associado a socialite ou, no sentido pejorativo, perua, que é uma mulher casada que não trabalha e vive uma vida luxuosa, sustentada pelo seu marido.
O equivalente aproximado em Portugal, tanto para patricinha como para mauricinho, é “coquete”, "queque" ou "betinha(o)".

Mauricinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ator Ed Westwick que protagoniza o personagem de Gossip Girl, Chuck Bass o qual é preppy e também playboy já que na trama se envolve com muitas mulheres.
O termo mauricinho (português brasileiro) ou queque (português europeu) (uso pejorativo: "mauriceba", no Brasil, e ainda "betinho", em Portugal) é uma gíriahomem, normalmente jovem, que é bem-posicionado financeiramente (isto é, pode ser rico, mas não o é necessariamente) e é considerado exageradamente arrumado pela forma combinada de se vestir, com o objetivo de chamar a atenção em lugares como festas, casas noturnas, etc. Quando se atribui a característica de mauricinho/queque a algum objeto, isto quer dizer que esse objeto tem uma boa aparência. O equivalente aproximado em Portugal, tanto para patricinha como para que remete a um mauricinho, é “queque”. Os mauricinhos também são considerados como uma tribo urbana.

Índice

[esconder]

[editar] Características

Apesar de serem pejorativos, os termos mauricinho e patricinha designam pessoas que possuem um elevado nível social e se preocupam com a aparência. Falsamente relaciona-se mauricinhos e patricinhas com preppys, possivelmente pela semelhança de ambito financeiro. Mauricinhos e patricinhas tendem a ter personalidade sociavel e altruista visando sempre agradar o próximo seja pela personalidade, ou pela aparência. Já a cultura preppy, além dessas últimas qualidades - bem mais visíveis e centradas - possue normas sociais bem pragmáticas, e uma organização cultural, sendo realmente um estilo de vida, e não uma gíria ou termo popular, diferenciando dos termos patricinha e mauricinho.

[editar] Diferenças de mauricinho e playboy

Há diferença entre um mauricinho e um playboy. Os mauricinhos são as versões masculinas das patricinhas, por isso seguem tendências de moda clássica e conservadora, são pessoas capitalistas, ou seja, consomem muito, gostam de se arrumar,e chamar atenção por isso. Possuem na sua maioria um forte gosto musical para pop e música eletrônica. Mesmo sendo esse termo diferente do termo playboy, o mauricinho pode ser também um playboy, desde que saia com muitas mulheres sem ter um relacionamento exclusivo. Por isso em vários textos, músicas e etc podemos encontra a palavra playboy se referindo a um mauricinho. Existem aqueles que vestem a roupa da tribo, mas não possuem a personalidade enquadrada ao estilo, sendo estes falsos mauricinhos que possivelmente foram surgindo com a repentina mudança de classe social de pessoas, que não tiveram a criação cultural comum da elite.
Os playboys são homens que não possuem dinheiro necessariamente, e saem com muitas mulheres ao mesmo tempo. Geralmente os playboys de classe média andam com características semelhantes como: não seguem tendências de moda apesar de usarem roupas de marca, utilizam estilos variados ligados aos skatistas, rappers, surfistas e reggae. Geralmente não são estudiosos. A palavra playboy não se refere a uma tribo urbana, mas sim uma característica de um homem que sai bastante com mulheres, por isso podemos encontrar um mauricinho playboy, que é aquele o qual adota as características dos mauricinhos, e além disso é playboy, porque se diverte sexualmente com muitas mulheres, sem possuir um relacionamento fixo.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: