segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PAÍSES DO MUNDO ( Namíbia/ÁFRICA )

Namíbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Republic of Namibia República da Namíbia
Bandeira da Namíbia
Brasão de armas da Namíbia
Bandeira Brasão de armas
Lema: "Unity, Liberty, Justice"
(em português: Unidade, Liberdade, Justiça)
Hino nacional: Namibia, Land of the Brave
("Namíbia, terra dos bravos")
Gentílico: namibiano[1][2], namíbio[carece de fontes?]

Localização  Namíbia

Capital Windhoek
Língua oficial Inglês
Governo República parlamentarista
 - Presidente Hifikepunye Pohamba
 - Primeiro-ministro Nahas Angula
Independência da África do Sul 
 - Data 21 de Março de 1990 
Área  
 - Total 825 418 km² (33.º)
 Fronteira Angola, África do Sul, Botswana, Zâmbia
População  
 - Estimativa de 2007 2 020 916 hab. (143.º)
 - Densidade 2,2 hab./km² (203.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 - Total US$ 10,646 bilhões (138.º)
 - Per capita US$ 5 249 (100.º)
Indicadores sociais
 - Gini (2003) 0,70  – alto
 - IDH (2007) 0,686[3] (128.º) – médio
 - Esper. de vida 52,9 anos (169.º)
 - Mort. infantil 42,3/mil nasc. (69.º)
 - Alfabetização 85,0% (107.º)
Moeda Dólar Namibiano (NAD)
Fuso horário (UTC+1)
Org. internacionais ONU, União Africana, Comunidade das Nações, SADC
Cód. Internet .na
Cód. telef. ++264

Mapa  Namíbia

A Namíbia (oficialmente República da Namíbia; em inglês: Republic of Namibia; em alemão: Republik Namibia; em africâner: Republiek van Namibië) é um país da África Austral limitado a norte por Angola e pela Zâmbia, a leste e a sul pelo Botswana, a sul pela África do Sul e a oeste pelo Oceano Atlântico, e cuja capital é Windhoek.

Índice

[esconder]

[editar] História

Os primeiros europeus a desembarcarem e explorarem as suas costas foram os navegadores portugueses Diogo Cão em 1485 e Bartolomeu Dias em 1486, mas a região não foi reclamada pela coroa portuguesa.
Na sequência da Conferência de Berlim, em 1885, a Alemanha passou a administrar o território do Sudoeste Africano até a sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Nessa altura, a União Sul-AfricanaLiga das Nações para administrar aquele território, mas não o substituiu por um mandato da ONU, em 1946, ficando a ocupar o território como se fosse uma quinta província. obteve o mandato da
Em 1966, a SWAPOSouth-West Africa People's Organisation), um movimento independentista, lançou uma guerra de guerrilha contra as forças ocupantes, mas só em 1988 o governo sul-africano acedeu a terminar a sua administração do território, de acordo com um plano de paz das Nações Unidas para toda a região. (
A Namíbia tornou-se independente da África do Sul1990. em
A Faixa de Caprivi, território estreito e longo ao norte do país, foi anexada através do Tratado de Helgoland-Zanzibar, assinado entre o Reino Unido e a Alemanha em 1890, isso em virtude de o então Sudoeste Africano Alemão não contar com "nenhuma saída estratégica para um grande rio africano". A partir de então, a Namíbia ganharia acesso ao Rio Zambezi.

[editar] Geografia

A Namíbia é um país predominantemente desértico; ali podemos encontrar o deserto do Namibe, junto à costa, e o Kalahari numa parte do seu interior.
A sua costa marítima é limitada ao norte pela foz do rio Cunene, e a sul, pelo rio Orange.
Alguns pontos extremos:

[editar] Demografia

A Namíbia é um país com cerca de 1 500 000 habitantes, concentrados sobretudo no Norte e na zona da capital. A densidade populacional é reduzida ou mesmo zero, como no caso da região da Costa dos Esqueletos. A taxa de natalidade é alta, mas a percentagem de indivíduos seropositivos atinge os cerca de 15%, pelo que não se espera grande crescimento nos próximos anos. Em relação à taxa de mortalidade infantil, esta situa-se nos 72 por cada 1000 crianças, sendo a esperança média de vida de apenas 39 anos.
A língua oficial é o inglês, embora o africâner e o alemão, além de uma profusão de línguas autóctones, também sejam falados.

[editar] Religião

Na Namíbia predomina a religião cristã, com cerca de 80% da população, com pelo menos 50% de luteranos. Pelo menos 10% da população mantém crenças indígenas das religiões tradicionais africanas. A fé da porção restante da população é desconhecida.[4]

[editar] Política

A Namíbia é uma democracia presidencialista, em que o governo é eleito a cada 5 anos.
O parlamento é bicameral, formado por:
  • Conselho Nacional (National Council), com 26 assentos ocupados por dois membros escolhidos de cada Conselho Regional para mandatos de 6 anos;
  • Assembleia Nacional com 78 lugares, dos quais 72 são eleitos e 6 sem direito a voto, escolhidos pelo presidente; todos têm mandatos de 5 anos.

[editar] Disputas internacionais

A Namíbia está envolvida em diversas disputas internacionais menores, incluindo:
  • Disputas residuais pequenas com Botswana ao longo do Faixa de Caprivi, incluindo as regiões pantanosas de Situngu e especificamente a ilha de Kasikili ou de Sedudu;
  • Uma disputa dormente sobre os limites territoriais de Namíbia, Botswana, Zâmbia e Zimbabwe;
  • Disputa sobre os rebeldes angolanos e refugiados na Namíbia.

[editar] Subdivisões

A Namíbia está subdividida em 13 regiões:
  1. Caprivi
  2. Erongo
  3. Hardap
  4. Karas
  5. Kavango
  6. Khomas
  7. Kunene
  8. Ohangwena
  9. Omaheke
  10. Omusati
  11. Oshana
  12. Oshikoto
  13. Otjozondjupa

[editar] Economia

Vista aérea do centro financeiro de Windhoek.
A base da economia da Namíbia está na extração e processamento de minerais. A mineração compreende 20% do PIB do país e faz da Namíbia o quarto maior exportador de minerais não-combustíveis da África e o quinto maior produtor de urânio do mundo.
Aproximadamente metade da população depende da agricultura para viver, dos quais a maior parte pratica a chamada agricultura de subsistência. Embora o PIB per capita da Namíbia, cerca de 4500 USD (2005), seja cinco vezes maior do que a média dos países mais pobres da África, a maioria do povo da Namíbia vive na pobreza, principalmente por causa do desemprego em grande escala e da má distribuição de renda, fazendo com que a maior parte do poder econômico esteja nas mãos da minoria branca. A Namíbia possui a pior distribuição de renda do mundo. Seu coeficiente de Gini é de 0,70 (2003)[5].

[editar] Turismo

A Namíbia geralmente atrai ecoturistas a maioria para experimentar os climas diferentes e variados, além das paisagens geográficas naturais como o Deserto da Namíbia e as planícies orientais. Nestes lugares existem alojamentos e reservas para que os turistas passem a noite bem acomodados.

FONTE: Wikipédia, Enciclopédia Livre.

[editar] Cultura

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações

Nenhum comentário: