sábado, 27 de novembro de 2010

GRANDES BIOMAS DO MUNDO ( O Pampa )

Pampa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Imagem típica do Pampa: com pequeno relevo e seco.

Região dos pampas.
Pampa é um nome de origem quechua genericamente dado à região pastoril de planícies com coxilhas. Abrange a metade meridional do estado brasileiroRio Grande do Sul, ocupando cerca de 63% do território gaúcho,[1] se estendem pelos territórios do Uruguai e pelas províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes. No Brasil o Pampa também é conhecido como Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha. do
Ecologicamente, é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Na parte brasileira do bioma, existem cerca de três mil espécies de plantas vasculares, sendo que aproximadamente 400 são gramíneas, como capim-mimoso, pelo menos 385 espécies de aves, como pica-paus, caturritas, anus-pretos e 90 de mamíferos terrestres, como guaraxains, veados, tatus. No Brasil é um bioma ameaçado.
O clima da região é o subtropical, que caracteriza-se por temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo em geral é fértil, sendo bastante utilizado para a agropecuária.

[editar] Fontes


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: