sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GRANDES BIOMAS DO MUNDO ( A Floresta Temperada )

Floresta temperada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Distribuição geográfica das florestas temperadas.
A floresta de clima temperado localiza-se nas regiões de clima temperado da Terra: encontra-se em grande parte do oeste da América do Norte, por quase toda a Europa, no oeste da Ásia (Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irã) e leste da Ásia (Coreia, Japão e parte da China), na Austrália, na Nova Zelândia e ao sul do Chile, no Hemisfério Sul.
A Floresta Temperada foi bastante devastada pelos seres humanos, sendo substituída, principalmente, pela agricultura. Hoje, essa formação vegetal está restrita a poucos parques e reservas.

Índice

[esconder]

[editar] Clima

O clima é determinado como Clima temperado. As quatro estações são bem definidas. Na primavera, quente e úmido, há muito sol, que se funde rapidamente, e raras vezes cobre o solo durante toda a estação. Na inverno a vegetação aumenta. No outono, o calor e a humidade podem chegar a ser elevados. As secas são raras e não muito severas. É no verão que acontece o fenómeno mais curioso da floresta temperada: as plantas caducifólias ganham uma coloração dourada ou marrom nas folhas, que depois sobe.

[editar] Vegetação

O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A acumulação de matéria orgãnica dá-se, sobretudo nos primeiros horizontes do solo, que possuem, por isso, uma cor mais escura. A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, desde grandes árvores até plantas rasteiras.

[editar] Floresta temperada decídua ou caducifólia

A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.
No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos. No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas.

[editar] Espécies

As florestas temperadas decíduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (por exemplo, carvalho, bordo, faianogueira), e uma fauna rica, constituída por mamíferos diversos (ursos, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, inúmeras aves, insetos, etc. e

[editar] Floresta temperada perenifólia

A floresta temperada é perenifólia quando as folhas das árvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega à senescência ou seca.

[editar] Flora

A floresta temperada caracteriza-se pela presença de inúmeras espécies de árvores tal como ulmeiro,faia, nogueira, plátano, ácer, choupo, álamo, bétula, tulipeiro, freixo, salgueiro, cerejeira, castanheiro, tília, amieiro, carvalho, pinheiro e cedro. Este tipo de árvores são também chamadas de coníferas, e somente sobrevivem em climas frios.

[editar] Fauna

A fauna é bastante rica, insetos que se alimentam de madeira (xilófagos), esquilos, ratos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas, ursos, lobos, e vários felinos. Em algumas regiões, como forma de adaptação a baixas temperaturas do inverno, alguns animais migram enquanto outros animais hibernam.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: