terça-feira, 7 de setembro de 2010

PARQUES NACIONAIS ( Parque Nacional da Serra dos Orgãos/Rio de janeiro-BRASIL/América do Sul )

Serra dos Órgãos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Categoria II da IUCN (Parque nacional)

Serra e pico Dedo de Deus.
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Cidade mais próxima:
Área: 20.030 hectares
Criação: 30 de novembro de 1939
Visitantes: (em )
Gestão: ICMBio
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação situada no maciço da Serra dos Órgãos, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, com uma área de 20.030 hectares. É aberto para visitação permanente. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Normalmente de maio a setembro é aberta a temporada de montanhismo, com aventureiros de toda parte buscando o contato direto com a natureza. O principal roteiro é a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que exige três dias e é considerada a caminhada mais bonita do Brasil.

Índice

[esconder]

[editar] Nome

O nome do parque deriva da semelhança dos picos da serra com os tubos de órgãos de igreja, derivando daí o nome Serra dos Órgãos.

[editar] Topografia


Vista do Parque na sede de Teresópolis.
Caracterizada por sua topografia acidentada e por grandes desníveis, com altitudes que variam de 100 metros até 2.263 metros, onde se encontra seu ponto culminante, a Pedra do Sino. Localiza-se na parte de mais altas vertentes da Serra do Mar, que formada em épocas geológicas muitíssimo antigas, as rochas sofreram na região movimentos mais recentes, o que resultou no imenso paredão que acompanha a planíce costeira em direção ao Rio de Janeiro.

[editar] Os blocos rochosos

Neste paredão, bem ao alto, encontramos o Dedo de Deus, bloco rochoso de 1.692 metros em forma de uma mão fechada com o indicador erguido, onde em dias claros se pode avistar a cidade do Rio de Janeiro. Outros momumentos geológicos importantes são o Garrafão, com 1.980 metros, a Pedra da Cruz, com 2.130 metros, São Pedro, com 2.234 metros, São João, com 2.100 metros e Cara de Cão com 2.180 metros. O dedo de Deus é o símbolo do montanhismo brasileiro e também do Estado do Rio de Janeiro.

[editar] Hidrografia

Cortado por notável rede hidrográfica, representada pelos rios Paquequer, Beija-Flor, Soberbo, Iconha, Bananal, Santo aleixo, Itamarati, Bonfim e Jacó, o solo do Parque deu origem à densa floresta, com diversos ambientes. Na vegetação secundária, predominam as palmeiras, e, em altitudes até 500 metros, há a ocorrência de palmito, pindobinhas, xaxim e, particularmente, embaúba.

Vista do Parque na sede de Teresópolis.

[editar] Flora

Entre altitudes de 100 e 1.500 metros, a chamada floresta montana, a vegetação atinge até 40 metros, onde encontramos espécies como o baguaçu, jequitibá, canelas e canela-santa, muito admirada por suas floradas amarelas. Já acima de 2.000 metros, a vegetação é representada principalmente por gramineas e espécies que crescem sobre os rochedos.

Quati-de-cauda-anelada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

[editar] Fauna

A fauna é rica e diversificada, constituindo-se num de seus últimos redutos na região.São 462 espécies de aves, a maior riqueza registrada na Mata Atlântica; 82 espécies de mamíferos; 83 répteis e 102 anfíbios. 130 espécies ameaçadas são protegidas pelo Parque. Entre os mamíferos destacam-se o muriqui (Brachyteles arachnoides), maior primata das Américas e grandes predadores carnivoros, como o puma, ameaçado de extinção. Em 2008 pesquisadores encontraram rastros da onça pintada (Panthera onca), considerada extinta na região. Entre as aves ameaçadas estão a jacutinga e o tietê-de-coroa, ave endêmica da Serra dos Órgãos. Também podem ser vistos os araçaris, formando bonito contraste com a vegetação. Um cuidado que se deve ter é com as cobras venenosas, como a jararaca e jaracuçu, que camufladas se deslocam pelas folhas em busca de presas desprevenidas.

Casarão da antiga Fazenda Barreira do Soberbo, na sede de Guapimirim.

[editar] Esportes e distância do Rio de Janeiro

Além da beleza e da importância da conservação de suas espécies, o Parnaso é um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros. A travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 km de caminhada pesada pelo alto das montanhas, é considerada a caminhada de longo curso mais bonita do Brasil.
A 90 quilometros do Rio de Janeiro, ou menos de duas horas por rodovia, o parque recebe o ano todo grande número de visitantes. Seu acesso principal é pela rodovia BR 116 Rio-Teresópolis.

[editar] Criação

O parque foi criado em 30 de novembro de 1939, pelo decreto federal nº. 1.822. e ampliado em 2008 para 20.030 hectares.


FONTE: Wikipédia, a Encilopédia Livre.

Nenhum comentário: