sexta-feira, 24 de setembro de 2010

GRANDES RIOS DO NORDESTE BRASILEIRO ( Rio Capibaribe/Pernambuco-BRASIL)

Rio Capibaribe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capibaribe
Rio Capibaribe no Recife

Rio Capibaribe no Recife
Comprimento 240 km
Nascente serra de Jacarará (Poção/PE)
Altitude da nascente
Foz Oceano Atlântico (Recife)
Área da bacia 5.880 quilômetros quadrados km²
O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Brasil. Seu nome deriva da língua tupi - Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe (ou ipe) - e significa rio das Capivaras ou dos porcos selvagens.[1][2]
Nasce na Serra de Jacarará, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro do Recife.
Possui duzentos e quarenta quilômetros de extensão, e sua bacia, aproximadamente, 5.880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife.
Seu curso é dividido em três partes: o alto e o médio curso, situados no Polígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário (cheio sazonalmente); e o baixo curso, quando se torna perene a partir do município de Limoeiro, no agreste do Estado.
Divide a área central da cidade do Recife. Atravessa vários de seus bairros: Várzea, Caxangá, Apipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Casa Forte, Torre, Capunga, Derby, Madalena. Faz confluência com o Rio Beberibe atrás do Palácio do Campo das Princesas, antes de desaguar no Oceano Atlântico. Seu braço sul passa por Afogados, Ilha do Retiro, rumo a Ilha Joana Bezerra, juntando-se ao rio Tejipió e chega à foz em pleno porto do Recife.

Índice

[esconder]

[editar] Cheias

As cheias sempre foram constantes na cidade. Entretanto, entre os anos de 1965 e 1975 várias e seguidas cheias causaram grandes prejuízos à economia local. Estas só foram finalizadas com a construção de barragens que estabilizaram o leito em períodos mais chuvosos.[3]

[editar] Assoreamento

O rio encontra-se hoje bastante degradado pelo assoreamento e poluição devido a dejetos de matadouros, lixões, bem como esgotos urbanos e industriais.

[editar] Clube Náutico

O Rio Capibaribe também dá nome ao Clube Náutico Capibaribe, que nasceu em 1901 às suas margens como um clube de remo, mas o nome "Náutico" prevaleceu como nome principal.

[editar] História

O Rio Capibaribe foi um fator geográfico determinante na História de Pernambuco e do Nordeste brasileiro. Foi através da sua várzea que se formaram os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, devido ao seu solo massapê, próprio para o cultivo. Também serviu de acesso para o agreste e sertão, onde se desenvolvia a pecuária.


FONTE:  Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: