quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GRANDES RIOS DO NORDESTE BRASILEIRO ( Rio Potenji/Rio Grande do Norte-BRASIL)

Rio Potenji

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Potenji
Rio com mangue ao fundo na altura da Zona Norte de Natal.

Rio com mangue ao fundo na altura da Zona Norte de Natal.
Comprimento 176 km
Nascente Cerro Corá, RN
Altitude da nascente
Foz Natal, RN
Área da bacia
País(es) Brasil
O rio Potenji[1] (em tupi: “Rio dos Camarões”[2]) é o principal rio do estadobrasileiro do Rio Grande do Norte. Seu estuário, que desemboca no litoral de Natal, logo foi descoberto pelos primeiros colonizadores, utilizando-o para adentrar o território com suas embarcações. Denominaram-no Rio Grande, por seu vasto leito e extensão, sendo a origem do nome da então Capitania do Rio Grande.[carece de fontes?]
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil.jpg
Sua nascente está localizada no município de Cerro Corá, no interior do estado, viajando 176 quilômetros[3] até chegar a sua foz no município de Natal, onde desemboca no Oceano Atlântico. Na capital do estado, marca a divisão entre a região norte e o restante da cidade, tendo seu acesso via Ponte de Igapó e mais recentemente pela imponente Ponte Newton Navarro.
Visando preservar o manguezal do rio, em 2006 foi criado o Parque Estadual dos Mangues, do qual nunca saiu do papel.
O pôr-do-sol do rio é uma atração turística. Passeios de barco e atrações musicais são oferecidos à beira do rio.[4]

Notas

Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: A grafia correta é Potenji pois prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi Rio dos Camarões. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para Potengy, Potengi (mantida na sinalização ao longo do curso d'água) e Potenji (determinada pelo Acordo Ortográfico de 1943). Do mesmo vocábulo poti vem potiguar, o que come camarões. O município cearense de Potengi, entretanto, prefere manter a ortografia tradicional e, atualmente, contrária às normas em vigor..

 FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: