terça-feira, 14 de setembro de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO ( Rio Ródano/EUROPA )

Rio Ródano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Para o departamento francês, consulte: Ródano.
Ródano
O Ródano desaguando no Lago de Genebra, na Suíça, para depois continuar seu caminho até o Mar Mediterrâneo.

O Ródano desaguando no Lago de Genebra, na Suíça, para depois continuar seu caminho até o Mar Mediterrâneo.
Comprimento 812 km
Nascente Geleira Rhône, Valais, Suíça
Altitude da nascente 2.150 m
Débito médio 1.700 m³/s
Foz Mar Mediterrâneo
Área da bacia 95.500 km²
País(es) Suíça,  França
O Ródano (francês Rhône) é um importante rio europeu. Com um comprimento total de 812 km, tem sua nascente na Suíça (231 km) e acaba seu curso na França (581 km), onde desagua no mar Mediterrâneo. É o rio francês mais caudaloso e o mais importante rio europeu a desaguar no Mediterrâneo.

Índice

[esconder]

[editar] História

O Ródano tem sido uma importante via desde os tempos dos gregos e romanos. Foi a principal rota comercial do Mediterrâneo para o leste-central e a Gália.[1] Como tal, ajudou a transmitir as influências culturais greco-romanas para a ocidental e para as tribos celtas que viviam perto do Ródano.

Rio Ródano

O Ródano fluindo através dos vales dos Alpes suíços até chegar no Lago de Genebra, na Suíça.

A Geleira do Ródano perto de Obergoms, Valais, Suíça é a nascente do rio.

O Ródano (à esquerda) se une com o rio Arve em Genebra, Suíça.

O Ródano em Genebra, Suíça.

O Ródano atravessa a cidade de Lyon, França.
A navegação era difícil, pois o rio tinha correntes, bancos de areia, inundações na primavera e início do verão, quando o gelo estava derretendo, e as secas no final do verão. Até o século XIX, os passageiros viajavam em coches d'eau, carros de água levados por homens, cavalos, ou à vela. A maioria viajava com uma cruz pintada coberta de símbolos religiosos como proteção contra os perigos da jornada.[2]
O comércio no rio superior utilizava barques du Rhône (veleiros do Ródano) de 30 por 3,5 metros, com uma capacidade de 75 toneladas. 50 a 80 cavalos eram utilizados para transportar os comboios com 5 a 7 embarcações. Bens eram transportados em Arles em barcaças à vela de 23 metros chamadas allèges d'Arles para a descida final até o Mediterrâneo.
O primeiro barco a vapor foi construído em Lyon por Jouffroy d' Abbans em 1783. Os serviços regulares iniciaram-se em 1829 e continuaram até 1952. Embarcações de passageiros a vapor de 80 a 100 metros, com velocidade máxima de 20 km/h, podiam ir de Lyon até Arles em um dia. A carga era transportada em bateau-anguilles, barcos com rodas de pás, e crabes bateaux, barcos com uma garra dentada eram utilizados para aprofundar a calha do rio permitindo que os barcos com rodas de pás navegassem sem encalhar. No século XX, barcos movidos a motores a diesel foram introduzidos, podendo levar até 1.500 toneladas.
Em 1933, a Compagnie Nationale du Rhône (CNR) foi criada para domar o rio. Algum progresso foi feito com o aprofundamento do canal de navegação e a construção e limpeza das paredes, mas a Segunda Guerra Mundial impediu a continuação das obras. Em 1942, após o colapso da França de Vichy, as forças militares italianas ocuparam o sudeste da França até a margem oriental do rio Ródano, como parte da agenda expansionista do regime fascista italiano.
Em 1948, o governo iniciou a construção de uma série de barragens e cortes de canal, para melhorar a navegação e gerar eletricidade, com comportas para levantar embarcações de até 23 metros. Cerca de 1/13 do fornecimento de energia elétrica da França é atualmente prestados por essas usinas.
Atualmente, o rio Ródano serve de hidrovia que liga cidades como Arles, Avignon, Valence, Vienne, Lyon e outras cidades à margem do rio Saône como Villefranche-sur-Saône, Mâcon e Chalon-sur-Saône, a portos de cidades como Marselha, Sète, Gênova, Barcelona, entre outras, no Mar Mediterrâneo.

[editar] Geografia

[editar] Curso

O rio Ródano têm como nascente a geleira do Ródano em Valais, nos Alpes suíços, a uma altitude de cerca de 2.150 metros.
Até Brig, na Suíça, o Ródano é uma torrente, e então se torna um grande rio de montanha correndo para sudoeste através de um vale glaciar. Entre Brig e Martigny, ele recolhe as águas na maior parte dos vales do Pennine Alpes no sul, cujos rios se originam das geleiras dos grandes maciços de Monte Rosa, Dom e Grande Combin.
Depois de Martigny, o rio vira para noroeste e chega no Lago de Genebrafrancês Lac Léman) e separa o Chablais Alpes do Bernese Alpes. Ele entra no Lago de Genebra, perto da cidade suíça de Bouveret e sai na cidade de Genebra antes de entrar na França. A vazão média anual do Lago de Genebra é 570 m³/s. (
Junta-se com o rio Saône em Lyon na França, virando-se para o sul. Ao longo do Vale do Ródano unem-se à sua margem direita (oeste) com os rios Eyrieux, Ardèche, Cèze e Gardon que vêm das montanhas Cévennes, e na margem esquerda com os rios Isère, Drôme, Ouvèze e Durance que vêm dos Alpes.
Em Arles, o Ródano se divide em dois braços, formando o delta Camargue, com todos os ramos que fluem para o Mar Mediterrâneo. O maior braço é chamado de "Grand Rhône", e o menor "Petit Rhône". A vazão média anual em Arles é de 2.300 m³/s.

[editar] Principais Afluentes

[editar] Principais Cidades

Suíça:
França:

[editar] Ver também

O Ródano (Rhône) deu seu nome :

FONTE: Wikipédia, a Encilopédia livre.

Nenhum comentário: