quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EXTREMOS DO PLANETA TERRA ( O Polo Sul )

Polo Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Polo Sul.
Panorama do Polo Sul geográfico.
O Polo Sul é o ponto mais meridional da Terra, tal como é definido de uma de várias formas.

Índice

[esconder]

[editar] Polo Sul geográfico

O Polo Sul geográfico é um dos pólos geográficos da Terra, ou seja, é um ponto onde o eixo de rotação da Terra cruza a superfície. É a esse ponto que usualmente nos referimos como "Polo Sul".
Os primeiros seres humanos a atingirem o Pólo Sul geográfico foram Roald Amundsen e seu grupo em 14 de dezembro de 1911. O principal concorrente de Amundsen, Robert Falcon Scott, alcançou o polo um mês depois. Na viagem de volta Scott e os outros quatro membros do seu grupo morreram de fome e frio extremo.
Várias expedições atingiram o Pólo Sul por via terrestre. Os líderes de algumas das primeiras destas são, pela ordem: Amundsen, Scott, Hillary, Fuchs, Havola, Crary, Fiennes. O almirante norte-americano Richard Byrd, em 29 de novembro1929, foi a primeira pessoa a sobrevoar o Pólo Sul. de
Agora, a Antártica está localizada sobre o Polo Sul, contudo não foi sempre assim durante toda história da Terra por causa da deriva continental. A Estação Polo Sul Amundsen-Scott foi estabelecida durante o Ano Geofísico Internacional em 1958 e é permanentemente ocupada por pesquisadores e pessoal de apoio.
A projeção do Polo Sul geográfico na esfera celeste indica o pólo celeste sul.

[editar] Polo Sul geomagnético

O Polo Sul geomagnético é um dos dois polos do campo magnético terrestre. Situa-se perto do Polo Sul Geográfico, mas a sua posição precisa está gradualmente se deslocando.
O Polo Sul geomagnético deve seu nome à proximidade do Polo Sul geográfico; no sentido estritamente magnético, é um polo norte. O polo sul de um magneto é atraído pelos "polos norte" de outros magnetos, portanto o polo sul de um magneto livremente suspenso (como o de uma bússola) irá apontar em direção do Polo Sul geomagnético.

[editar] Polo Norte magnético

O Pólo Norte (quando se trata do campo magnético da Terra, os pólos são invertidos em relação ao conceito geográfico) magnético é o ponto mais próximo do Pólo Sul geográfico aonde as linhas de campo do campo magnético da Terra apontam diretamente para o chão. Ele não coincide propriamente com o Pólo Sul geográfico e nem possuiu um lugar geométrico constante, em 16 de janeiro de 1909, três homens (Douglas Mawson, Edgeworth David, e Alistair Mackay) de uma expedição liderada pelo Sir Ernest Henry Shackleton que em 1906 marcaram o Pólo norte magnético em 72° 25′ S e 154° E, e em 1970 foi marcado na linha de latitude 66° S.

[editar] Polo Sul de inacessibilidade

O Polo Sul de inacessibilidade está localizado em 82° 06' S 54° 58' E, na superfície do continente antártico, e é o mais distante ponto do Oceano Antártico. Foi pela primeira vez alcançado em 14 de dezembro de 1958 pela 3ª Expedição Antártica soviética, liderada por Yevgeny Tolstikov. A expedição estabeleceu no local uma estação temporária chamada Polyus Nedostupnosti. No caminho para o pólo, em 78° 24' S 87° 32' E, estabeleceram outra estação, a Sovetskaya, a qual operou entre 16 de fevereiro de 1958 e 3 de janeiro de 1959.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: