quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EXTREMOS DO PLANETA TERRA ( O Polo Norte )

Polo Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Imagem da extensão da calota polar tirada pela NASA em 2005.
O Polo Norte é a região que se localiza no extremo Norte de um planeta. É o lugar onde o eixo imaginário, diferente do eixo de rotação do planeta, corta a superfície. Todos os planetas e satélites possuem um Polo Norte Verdadeiro ou Geográfico e um Polo Norte Magnético, que não está necessariamente perpendicular ao eixo de translação (por exemplo, na Terra forma um ângulo de 23,5º e em Urano 90º).
O Polo Norte terrestre está situado no Oceano Glacial Ártico, onde o mar está coberto por uma camada de gelo. Aí se distinguem quatro polos: o magnético, o geográfico, o geomagnético e o histórico.
O polo norte, ártico ou boreal é um dos dois pontos marcados nas cartas da superfície terrestre em que a latitude (coordenada geodésica) é igual a 90º. Não deve ser confundido com o polo geomagnético norte, que se acha no hemisfério boreal, ou ártico, em local diferente. Os polos geomagnéticos não são diametralmente opostos, nem se mantêm fixos na superfície terrestre.
A partir da determinação geográfica dos dois polos terrestres são fixadas as coordenadas de latitude e de longitude que indicam a localização de qualquer ponto na superfície da Terra. Prolongando-se o eixo da Terra encontra-se na esfera celeste o polo norte celeste.
Robert Edwin Peary é considerado o primeiro explorador a pisar no Polo Norte, em 6 de abril de 1909, junto com seu assistente Matthew Henson e quatro esquimós. Entretanto existem dúvidas a respeito deste feito, e sua veracidade tem sido amplamente contestada nos dias atuais [1].

Índice

[esconder]

[editar] Norte magnético

O Polo Norte magnético terrestre está situado a uns 1600 km do Polo Norte geográfico, perto da Ilha de Bathurst, na parte setentrional do Canadá, no território de Nunavut. Ainda que magneticamente falando, ele não é rigorosamente um polo norte, e sim um polo sul, usualmente é chamado assim para não confundir ao falar de temas relacionados à navegação, já que se fala que o norte da bússola e o norte dos mapas não são idênticos.
Este lugar tem mudado continuamente ao longo do tempo, e em outras ocasiões, esteve situado no hemisfério sul, devido a inversões periódicas do campo magnético terrestre. Uma bússola situada horizontalmente neste polo apontaria a qualquer direção, e se ficasse suficientemente perto, teria um erro considerável, já que na maioria das bússolas a agulha apontaria para baixo.
As bússolas não apontam para o Norte Geográfico, mas para o Polo Norte magnético , definido como o lugar onde o campo magnético é perpendicular à superfície, o que em latitudes altas torna as bússolas bastante imprecisas.
Como processo para o cálculo do Norte Geográfico ou verdadeiro tem-se o que é muito utilizado no Escotismo ou seja, o fato de se utilizar um relógio de ponteiros e apontar a linha imaginária formada pelos números 6 - 12 para o Sol; se se tiver a hora local correta, a bissetriz da linha imaginária 6 - 12 do relógio com a linha do ponteiro das horas do mesmo relógio, no local, estará determinando o Norte Geográfico ou Verdadeiro.
Outro processo é o de se multiplicar por cinco o chamado "Braço de Magalhães", que é a maior extensão da cruz da Constelação do Cruzeiro do Sul, no hemisfério Sul, ou se localizar a Estrela Polar do Setentrião ou Ursa Menor, que é a mais brilhante estrela dessa Constelação e que se encontra sobre o Polo Norte.


FONTE: Wikipèdia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: