quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PAÍSES DO MUNDO ( Quirguistão/ÁSIA )

Quirguistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Кыргыз республикасы
(Kyrgyz Respublikasy)
República Quirguiz
Bandeira do Quirguistão
Selo da República Quirguiz
Bandeira Brasão de armas
Lema: não tem
Hino nacional: Кыргыз Республикасынын Мамлекеттик Гимни
(Hino Nacional da República Quirguiz)
Gentílico: quirguiz, guirguizes;
guirguistanês
, guirguistanesa;
guirguizistanês
, guirguizistanesa

Localização do Quirguistão

Localização do Quirguistão (em vermelho)
Capital Bisqueque
42° 52' N 74° 34' E
Cidade mais populosa Bisqueque
(Pop. 2005: 800 000)
Língua oficial Quirguiz, russo
Governo República
 - Presidente Roza Otunbayeva
 - Primeiro-ministro cargo vago
Independência da União Soviética 
 - Declarada 31 de Agosto de 1991 
 - Completada 25 de Dezembro de 1991 
Área  
 - Total 199.951[1] km² (86.º)
 - Água (%) 3,6
 Fronteira Cazaquistão, China, Tajiquistão e Usbequistão
População  
 - Estimativa de 2005 5.300.000[1]111.º) hab. (
 - Censo 1999 4 896 100
 - Densidade 26 hab./km² (176.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
 - Total US$ 10,764 bilhões USD (134.º)
 - Per capita US$ 2100 USD[1] (140.º)
Indicadores sociais
 - IDH (2007) 0,710[2] (120.º) – médio
 - Esper. de vida 65,9 anos (132.º)
 - Mort. infantil 53,1/mil nasc. (139.º)
 - Alfabetização 99,3% (15.º)
Moeda Som quirguiz (KGS)
Fuso horário +6 (UTC0)
 - Verão (DST) KGT
Cód. Internet .kg
Cód. telef. +996

Mapa do Quirguistão

Quirguistão, Quirguizistão ou Quirguízia (em quirguiz: Кыргызстан), oficialmente República Quirguiz[3] (em quirguiz: Кыргыз республикасы, Kyrgyz Respublikasy) é uma repúblicaÁsia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Tem fronteiras, a norte com o Casaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tadjiquistão e a sudeste com a República Popular da China. Sua capital é Bishkek, maior cidade do país. da

Índice

[esconder]

[editar] História

Inicialmente habitado por tribos iranianas como os sogdianos por muitos séculos e depois por imigrantes turcos vindos da Anatólia, as terras do Quirguistão faziam fronteira com o Império Persa.
O Quirguistão foi anexado ao Império Russo em 1864-66 quando foram conquistados os canatos da Ásia Central. O país conquistou sua independência com o colapso da União Soviética em 1991.

[editar] Geografia

O território do quirguistão está encravado na Ásia central, sem saída para o mar cercado por quatro países: Uzbequistão a oeste,Cazaquistão ao norte, Tajiquistão a sudoeste e ChinaPamir e Alai, a sudoeste, e pela de Tian Shan, a nordeste, onde encontra-se o ponto mais alto no Pico Jengish ChokusuChina. A rede hidrográfica é formada pelos rios Kara-Suu e Narin, formadores do Rio Sir Dária que correm para sudoeste no Vale de Fergana e pelo lago endorreico Issyk-Kul, localizado a nordeste. a leste e sudeste. O relevo é bastante montanhoso. O país é atravessado pelas cordilheiras de (Pico Pobeda) e seus 7.439 metros, na fronteira com a
O clima é continental, caracterizado por verões quentes e invernos frios. Estepes e pradariasvegetação alpina domina as montanhas. recobrem as terras baixas e a

[editar] Demografia

O crescimento demográfico do Quirguistão é positivo (1,4%) e a densidade populacional é relativamente baixa. Os centros urbanos mais povoados se localizam nos vales fluviais. Os quirguizes (52,4%) são a maioria, enquanto os russos compõem o segundo maior grupo (18%). Também há uzbeques (13%), ucranianos e alemães.
Em 2010, a população do país de 5 milhões de pessoas era apontada como sendo formada por 65% de quirguizes, 14% de usbeques, 13% de russos e o restante composto por minorias [4].

[editar] Religião

A religião predominante do Quirguistão é Islão Sunita (91%). A população russa professa, na maioria, o Ortodoxo Russo. As principais Igrejas Cristãs são a Russa Ortodoxa e Ucraniana Ortodoxa.
No entanto, outras fontes apontam que cerca 70% da população do país seja muçulmana[5].

[editar] Política

O Quirguistão é uma república democrática representativa semipresidencialista. O presidente é o chefe de estado e o primeiro-ministro do Quirguistão é o chefe de governo. O poder executivo é exercido pelo governo e o poder legislativo pelo governo e pelo parlamento.
Os principais partidos são o Comunista Quirguiz e o Social-Democrata da Quirguízia. E o legislativo é bicameral, com uma Assembléia Legislativa de 35 membros e a Assembléia do Povo com 70 membros. Ambos eleitos por voto direto para mandato de cinco anos. A constituição atual está em vigor desde 1993.
Em 2005, o país foi palco da Revolução das Tulipas que culminou na queda do presidente pós-soviético Askar Akayev, que estava no poder desde 1990 e era acusado de nepotismo, corrupção e de reprimir a oposição, substituído pelo presidente apoiado pelos Estados Unidos, Kurmanbek Bakiyev. Desde então, o país alimenta conflitos políticos esporádicos[6].
O país abriga uma base militar da Força Aérea dos Estados Unidos - instalada após 11 de setembro - para chegar estrategicamente ao Afeganistão e ainda é visto como local estratégico da Rússia que também tem uma base militar no país e vê o território quirguiz como fornecedor energético[5][1].

[editar] Subdivisões

O Quirguistão está dividido em sete províncias (область ou oblasty), administradas por governadores nomeados pelo governo central. A capital, Bishkek é administrativamente uma cidade independente (shaar).
As províncias e a cidade capital são as seguintes:
Províncias do Quirguistão.
  1. Bishkek (capital)
  2. Batken
  3. Chuy
  4. Jalal-Abad
  5. Naryn
  6. Osh
  7. Talas
  8. Issyk Kul
Cada uma das províncias por seu turno compreende um variado número de distritos (rayon), administrados por funcionários do governo (akim). As comunidades rurais (ayıl ökmötü) consistem em mais de 20 pequenos povoados, que têm os presidentes de câmara e os seus conselhos administrativos.

[editar] Economia

Típica cena urbana de Bishkek, capital do país.
A agricultura contribui com 35% do PIB. Cultivam-se algodão (quinto produtor mundial), beterraba, tabaco, frutas, hortaliças e cereais.
A produção ovina e equina é bastante desenvolvida. A apicultura é outra criação em destaque.
Como recursos minerais, possui antimônio, mercúrio, chumbo, zinco, carvão, petróleo (em pouca quantidade) e gás natural. A economia registrou declínio de 2,4% na década de 1991-2001.
Em 1978 geólogos russos (soviéticos) encontraram uma jazida de 352 toneladas de ouro, mas na época consideraram inviável sua mineração, após a independência da URSS o mercado foi aberto e o país recebeu investimentos estrangeiros. No ano de 1996 uma empresa canadense começou a exploração da mina de Kuntor localizada a 300 km da capital e apenas 60 km da fronteira com a China. Em 2010, a mina de Kuntor é uma das 10 maiores do mundo e produz 20 toneladas de ouro por mês. A mineração de ouro representa 45% do PIB e 40 % das exportações da Quirguízia.
O Quirguistão tem sido um dos países da ex-União Soviética mais entusiastas na realização de reformas económicas na transição para uma economia de mercado. Depois de um programa de estabilização económica bem sucedido, que baixou a inflação de 88% em 1994 para 15% em 1997, as atenções viraram-se para o estímulo ao crescimento. A maior parte das empresas estatais foram vendidas. As quedas na produção foram severas depois da dissolução da União Soviética em 1991, mas em meados de 1995, a produção começou a recuperar e as exportações começaram a aumentar. Os reformados, os desempregados e os empregados do estado com salários muito baixos continuam a passar grandes dificuldades. A assistência internacional desempenhou um papel importante na recuperação económica do país. O governo tomou uma série de medidas para combater problemas severos como uma dívida externa excessiva, inflação, sistema fiscal inadequado e efeitos das convulsões económicas na Rússia. O Quirguistão alcançou um crescimento robusto todos os anos desde 1999.
Entretanto, cerca de um terço ou 43% da população vive abaixo da linha da pobreza, sendo o país mais pobre da Ásia Central[4]. Durante a crise financeira global em 2009, as remessas financeiras de emigrantes na Rússia caíram e acentuaram os problemas do país. Com pobreza, inflação e corrupção dominando o país, desemprego em 18% o Quirguistão em 2010 vive momento de tensão e incerteza política[6][1].

[editar] Cultura

A Cultura do Quirguistão tem uma grande mistura de etnias e culturas, com os Quirguizes sendo a maioria grupo. Em 1992, a população do Quirguistão foi estimada como sendo 52% étnica quirguiz, 22% russos, uzbeques 14,5%, 1,9% Tatar 0,5% ucraniano, e uma pequena comunidade de alemães.
De alguma política potencial significante são os Uigures. Esse grupo numera apenas cerca de 36 000 pessoas no Quirguistão, mas cerca de 185 000 viveram no vizinho Cazaquistão. Os Uigures também são a maioria da população na Região Autônoma de Xinjiang Uigures da China, cuja população é cerca de 24 milhões de pessoas, localizadas ao nordeste do Quirguistão.
Considera-se geralmente que há 40 clãs no Quirguistão. Isto é simbolizado pelos 40-sóis amarelos no centro do pavilhão do Quirguistão. As linhas no interior do sol se dizem a representar um ger.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: