quinta-feira, 19 de agosto de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO ( Rio Zambeze/ÁFRICA )

Rio Zambeze

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zambeze
Bacia hidrográfica do Zambeze

Bacia hidrográfica do Zambeze
Comprimento 2.574 km
Altitude da nascente 1.500 m
Foz Canal de Moçambique
Área da bacia 1.390.000 km²
País(es)  Zâmbia
Angola
Namíbia
Botsuana
 Zimbábue
 Moçambique
País(es) da
bacia hidrográfica
 Zâmbia
República Democrática do Congo
Angola
Namíbia
Botsuana
 Zimbábue
 Moçambique
Malawi
Tanzânia
O Zambeze (em inglês: Zambezi ou Zambesi) é um grande rio da África Austral.
Com um total de 2.750 km de comprimento, o Zambeze nasce na Zâmbia, a 30 km da fronteira com Angola. Entra em território angolano no Cazombo e sai a sul do Lumbala-Caquengue, sempre no município do Alto Zambeze, província do Moxico. A sua importância em Angola é devida principalmente à extensa bacia hidrográfica de 150.800 km² apenas em território angolano. Todos os rios no quadrante sudeste de Angola são afluentes do Zambeze. O rio, depois, estabelece a fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe e atravessa MoçambiqueOceano Índico num enorme delta. A parte mais espectacular do seu curso são as Cataratas Vitória, as maiores do mundo, com 1708 m de extensão e uma queda de 99m. Este monumento natural foi inscrito pela UNESCO em 1989 na lista dos locais que são Património da Humanidade. de oeste para leste, para desaguar no
O Zambeze tem ainda outras quedas de água importantes, entre as quais as Cataratas Chavuma, próximas da fronteira Angola-Zâmbia e as Ngonye Falls, perto de Sioma, na região ocidental da Zâmbia.
As planícies de inundação do Zambeze, também no oeste da Zâmbia, são a terra do povo Lozi, cujo chefe tem duas “capitais”: Lealui e Limulunga. No tempo das chuvas, a corte dos Lozi muda-se para Limulunga, que não fica inundada e este evento é considerado uma das grandes festividades da Zâmbia, o Kuomboka.
Existem duas grandes barragens no rio Zambeze: Kariba, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe (e gerida conjuntamente) e Cahora Bassa, em Moçambique. Estas barragens são uma das maiores fontes de energia eléctrica para a sub-região da África Austral e as suas albufeiras são igualmente palco de importantes pescarias.

Índice

[esconder]

[editar] Afluentes principais

[editar] Vida selvagem

Nas margens do Zambeze e afluentes há abundância de biodiversidade. É famoso o marisco proveniente do Zambeze. Os hipopótamos são comuns nos troços calmos do rio, e existem também crocodilos e outros répteis.

[editar] Galeria de Fotos

Nenhum comentário: