terça-feira, 24 de agosto de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO ( Rio Congo/ÁFRICA)

Rio Congo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Congo ou Zaire
Curso e bacia hidrográfica do rio Congo

Curso e bacia hidrográfica do rio Congo
Comprimento 4.700 km
Posição: 9
Nascente Montanhas do Vale do Rift
Altitude da nascente
Débito médio 41.800 m³/s
Foz Oceano Atlântico
Área da bacia 3.680.000 km²
Afluentes
principais
Inkisi, Ubangui, Cassai, Luvua, Lomami
País(es) República do Congo
República Democrática do Congo
Angola
País(es) da
bacia hidrográfica
República do Congo
República Democrática do Congo
República Centro-Africana
Angola
Camarões
Tanzânia
Ruanda
Burundi
O rio Congo ou Zaire é o segundo maior rio da África (após o rio Nilo) e nono do mundo, com uma extensão total de 4.700 km e o primeiro em extensão de água chegando a desaguar mais de 40.000 m3/s de água no Oceano Atlântico.
A principal extensão do rio atravessa a República Democrática do Congo como um "U" invertido e, perto da sua foz, estabelece a fronteira com Angola.
Origina-se na realidade (curso mais extenso) no norte de Zâmbia (Rio Chambeshi), desaguando no Lago Bangweulu, seguindo para o norte com o nome de Luapula deságua no Lago Moero e deste segue com o nome de LuvuaRio Lualaba já no sul do território congolês, este por sua vez é considerado o curso formal, onde o volume de água já é bastante significativo, onde origina-se nas montanhas ao sul da província de Katanga. Mais ao norte recebe as águas do Lago Tanganica, guiadas pelo seu escape (Rio Lukuga). Forma ainda as famosas Cataratas de Livingstone (cerca de 32 cachoeiras. É o único rio da Terra que atravessa duas vezes a linha do Equador. Os seus principais afluentes são: o rio Ubangui, pela margem direita, e o rio Cassai, pela margem esquerda. O seu regime depende das chuvas equatoriais e quase toda a sua bacia é coberta por impenetráveis florestas equatoriais. até se encontrar com o
O Congo é o 2º rio do mundo em caudal (apenas ultrapassado pelo rio Amazonas, e é também o 2º em área da bacia hidrográfica (novamente a seguir ao Amazonas e apenas ligeiramente acima da do rio Mississippi).
Banha duas capitais: Brazzaville, na República do Congo e Kinshasa, na República Democrática do Congo.
O primeiro europeu a chegar ao Rio Congo foi o navegador português Diogo Cão em 1483. O rio recebe o seu nome do antigo Reino do Congo que se localizava nas terras em redor da sua foz.
Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.

[editar] Imagens

Rio Congo


FONTE:  Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: