quarta-feira, 11 de agosto de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO ( Mekong/ÁSIA)

Rio Mekong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mekong
Mapa do rio Mekong

Mapa do rio Mekong
Comprimento 4.350 km
Posição: 13
Nascente Mt. Guozongmucha, Qinghai
Altitude da nascente
Débito médio 16 000 m³/s
Foz Mar da China Meridional
Área da bacia 795 000 km²
Delta Delta do Mekong
Afluentes
principais
Rio Ing, Rio Ruak, Rio Mun, Rio Kok, Rio Lam Ta Klong, Rio Sekon, Rio Sesan, Rio Srepok, Rio Tonlé Sap
País(es) Tibete,  República Popular da China, Mianmar, Laos
 Tailândia, Camboja
Vietname
O Mekong é um dos maiores rios do mundo e está localizado no sudeste asiático.
Com um comprimento de aproximadamente 1535 km, é o 13.° mais longo e 10.° mais volumoso (descarrega 475 km³ de água anualmente) rio do mundo, drenando uma área de 795 000 km². Nasce no Planalto do Tibete e depois percorre a província chinesa de Yunnan, Mianmar, a Tailândia, o Laos, o Cambodja e o Vietname.
O nome Mekong vem dos idiomas tailandeses e significa Mae Nam Khong, onde Mae pode ser traduzido como Mãe, e Nam como água. A bacia do Mekong tem uma das biodiversidades mais ricas do mundo. Mais de 1200 espécies de peixe já foram descobertas na área e são uma fonte vital para a dieta da população local.
No Mekong superior, ao longo da porção nordeste, na fronteira com o Laos, o rio é relativamente limpo e possui uma fluidez considerável. A água tende a ser neutra com um pH variando de 6,9 a 8,2 e o nível de nutrientes é baixo. Na parte baixa do Mekong, a água é turva, especialmente durante a época de chuvas. Devido a erosão dos barrancos ao longo da margem, a água passa a ter uma coloração amarelada, cor de terra. A temperatura do rio varia de 21,1 a 27,8 °C e o pH entre 6,2 e 6,5.

[editar] Galeria

Nenhum comentário: