quarta-feira, 21 de julho de 2010

IMAGENS DE ALGUNS ARTEFATOS LÍTICOS USADOS POR POVOS PRIMITIVOS ( Pontas de Flecha e de Lança)

        Esses são alguns artefatos líticos feitos e utilizados pelos povos primitivos  à centenas,  e também, a  milhares de anos atrás, como também, ainda hoje (por alguns povos primitivos da Ilha de Papua Nova Guiné, e também, em outros locais)



                                                                                                                

   Ponta de lança (confeccionada em SÍLEX)

                Pontas de Flecha                                                     


          Machado Polido


          Machado Polido
                 
     Então, após essa breve mostra de alguns ARTEFATOS LÍTICOS, no caso, Machados Polidos,  Pontas de Lança e de Flecha, tentaterai explicar aos leitores, o que é um Artefato Lítico.

   Nativo de Papua Nova Guiné, e o seu Machado Polido             

                                                                               
     Na minha opinião, os "Artefatos Líticos" são ferramentas, armas e utensílios, utilizados(as) pelos povos primitivos (nossos ancestrais), e que eram caracterizadas por um material  de fácil obtenção por eles, nas áreas que os mesmos ocupavam, ou seja , a PEDRA.
 Obs. Ainda nos dias de hoje, alguns povos primitivos que habitam lugares remotos do nosso planeta, utilizam tais instrumentos no seu dia-a-dia.

     Inclusive, no município de Carnaúba dos Dantas(RN/Brasil) e cercanias, já foram encontrados vários Artefatos Líticos, como estes acima exibidos.

Fonte: Dean Carvalho.
Fotos: Wikipédia, a Enciclopédia Livre. 

3 comentários:

ari disse...

eu tenho um artefato dece ai eu acho que e uma ponta de lança. vc se enteresa.

Rayaneeh disse...

Para um trabalho de escola até que esta bom este mural escolar


muito obrigado me ajudou muito pois não sabia mais aonde procurar !!!

Anônimo disse...

entre em contato, tenho duas pedras destas se te interessar. jseletroinf@live.com.