sábado, 31 de julho de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO ( Rio Níger/ÁFRICA)

Rio Níger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Níger
Rio Níger em Kulikoro

Rio Níger em Kulikoro
Comprimento c. 4180 km
Posição: 12
Nascente fronteira Guiné/Serra Leoa
Altitude da nascente
Débito médio c. 6000 m³/s
Foz Golfo da Guiné
Área da bacia 2.200.000 km²
Delta Delta do Níger
Afluentes
principais
Benue, Sokoto
País(es) Guiné
Mali
Níger
Benim
Nigéria
O Níger é o terceiro rio mais longo da África, e o principal da África Ocidental, com cerca de 4180 km de comprimento e uma bacia hidrográfica de 2,2 milhões de km2. Nasce nas montanhas na fronteira entre a Guiné e a Serra Leoa, dirige-se para norte e depois para nordeste, passando por Bamako, capital do Mali, e depois por Timbuctu, no meio do deserto do Sahara, faz uma apertada curva para sueste, passando por Niamey, capital do Níger, serve de fronteira entre este país e o Benim e desagua no Golfo da Guiné, num enorme delta no sul da Nigéria. O seu principal afluente é o Rio Benue.
Esta estranha forma em arco parece ser devida a este rio ter sido originado pela junção de dois rios: o que segue para nordeste desaguaria num lago interior, antes do Saara se ter tornado um deserto (há cerca de 6000 anos) e o que segue para sueste teria origem nas montanhas próximas da actual curva. Por esta razão, o Níger tem uma grande importância histórica, uma vez que propiciava o abastecimento das caravanas que atravessavam o continente e deu origem a cidades importantes, como as atuais capitais e ainda Tombouctou, património da humanidade, que já foi um grande centro urbano.
Pensa-se que o nome do rio Níger provém da expressão na língua tuareguegher n gherem, "rio dos rios".

Índice

[esconder]

[editar] História da exploração

João de Santarém e Pedro Escobar em 1471 chegaram à foz do rio Níger. Todavia, a localização das nascentes do rio foram um mistério durante séculos. O explorador escocês Mungo Park foi o mais conhecido nessa tentativa.

[editar] Ver também

[editar] Imagens

Nenhum comentário: