sexta-feira, 9 de julho de 2010

GRANDES CADEIAS DE MONTANHAS DO MUNDO ( Cárpatos/EUROPA)

Cárpatos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Imagem satélite dos Cárpatos
Os Cárpatos (checo, eslovaco, polonês e ucraniano Karpaty, romeno Carpaţi, húngaro Kárpátok) formam a ala oriental do grande sistema de montanhas da Europa, percorrendo 1500 km ao longo das fronteiras da República Checa, Eslováquia, Polônia, Romênia e Ucrânia.

Índice

[esconder]

[editar] Nome

O nome é provavelmente derivado da tribo dácia Carp, que vivia no primeiro milênio a.C. nas elevações orientais dos Cárpatos. Outra fonte pode ter sido a palavra indo-européia "karpa", que significa montanha ou rocha. Como Chrawat, foi primeiro usada aos habitantes da região, de onde passou pela forma Krapat ou Karpa como o nome da cadeia de montanhas.
Em documentos oficiais húngaros do século XIII e XIV os Cárpatos eram chamados Thorchal ou Tarczal, ou ainda Montes Nivium. A parte externa dos Cárpatos formava a fronteira do reino da Hungria do século XIII até o início do século XX.

[editar] Geografia

Começam no Danúbio perto de Bratislava, contornam a Hungria e a Transilvânia em um largo semicírculo cuja concavidade está dirigida ao sudoeste, e terminam-se no Danúbio, perto de Orşova, na Romênia. O comprimento total dos Cárpatos é de mais de 1500 km e sua largura varia entre 12 e 500 km. A maior largura dos Cárpatos coincide com sua maior altitude. Assim, a cadeia atinge sua largura máxima no planalto da Transilvânia e no setor das montanhas Tatra (maior altitude: monte Gerlachovsky - 2655 m de altitude, em território eslovaco). Os Cárpatos cobrem uma área de 190.000 km², formando a mais longa cordilheira da EuropaAlpes. depois dos
Os Cárpatos não formam uma cadeia ininterrupta de montanhas, mas são compostos de diversos grupos distintos tanto orograficamente como geologicamente; na verdade, apresentam tanta variedade quanto os Alpes. Os Cárpatos, que raramente atingem mais do que 2500 m, não apresentam campos com neve, nem grandes geleiras, nem as cataratas e nem os vários lagos que podem-se encontrar nos Alpes. Não possuem neves eternas em nenhum ponto, e não apresentam geleiras. Assim, mesmo em seus pontos mais elevados, lembram a região mediana dos Alpes, com os quais, no entanto, têm diversos pontos em comum, como a aparência, estrutura e flora.
O Danúbio separa os Cárpatos dos Alpes, que eles encontram em apenas dois pontos, os Montes Leitha em Bratislava, e os Montes Bakony, enquanto que o mesmo rio os separa dos Bálcãs em Orsova, na Romênia. O vale do rio March e do rio Oder separa os Cárpatos das cadeias da Silésia e da Morávia, que pertencem à ala central do grande sistema de montanhas europeu. Contrariamente às outras alas do sistema montanhoso europeu, os Cárpatos, que são o ponto de divisão das águas entre os mares do norte e o Mar Negro, são rodeados de planícies por todos os lados, principalmente a planície Panoniana no sudoeste, a planície do Baixo Danúbio (Romênia) no sul, e a planície da Galícia no nordeste.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: