segunda-feira, 21 de junho de 2010

VULCÕES ( Ojos del Salado- ARGENTINA/ CHILE, América do Sul)

Ojos del Salado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Ojos del Salado
O cume do Ojos
 del Salado

O cume do Ojos del Salado
Altitude 6.893 m (22.615 pés)
Proeminência 3.700 m
Coordenadas 27° 06′ S 68° 32′ W
Localização Província de Catamarca ( Argentina) /
Região de Atacama
( Chile)
Cordilheira Andes
Primeira ascensão 26 de Fevereiro de 1937 por Jan Alfred Szczepański e Justyn Wojsznis.
Rota mais fácil escalada em neve/gelo
O Ojos del Salado é um estratovulcão com 6.893 metros de altitude, considerado o mais alto vulcão do mundo. É também a segunda mais alta montanha da América do Sul. Está localizado numa região bastante selvagem e muito pouco explorada da fronteira entre Argentina e Chile. Esta localizado 600 km a norte do Aconcágua, ponto mais alto dos Andes. Uma região de clima desértico. Faz parte do Círculo de fogo do Pacífico.

Índice

[esconder]

[editar] Acesso

O cume do Ojos del Salado foi atingido pela primeira vez em 26 de Fevereiro1937, por Jan Alfred Szczepański e Justyn Wojsznis, ambos naturais da Polónia. Para chegar ao acampamento base da montanha, é necessário o uso de veículos com tração nas quatro rodas (4x4), pois o terreno é bastante irregular e não há infraestrutura na região. de
A cidade mais próxima do Ojos del Salado é Copiapó, está a 280 da base do Vulcão, é conhecida como a ante-sala do Deserto do Atacama. É nesta cidade que deve ser solicitada a autorização para escalada e feitas as últimas compras, depois não existe mais nenhum apoio.
O Acampamento Base é em Laguna Verde (4.300 m) onde existe um refúgio que pertence a empresa que tem a concessão de exploração comercial do Ojos del Salado, durante a estação de verão tem um guia que presta informações básicas e ao lado existe uma uma terma com águas com mais de 40 graus Celsius. O segundo Acampamanto está a 5.200 metros de altitude onde também existe um pequeno refúgio e também dispõe de um guia durante a estação de verão, este refúgio não é aberto aos montanhistas. O último acapamento é Tejos que está a 5.750 metros de altitude e dispõe de duas beliches e pode ser usado por quem chegar lá, desde que exista vaga.
A ascensão ao cume é bastante difícil, indicada a quem possui experiência prévia e equipamento especial; apesar da condição quente do deserto, desde o seu acampamento base em Laguna Verde, faz bastante frio e o ar é rarefeito, no terceiro e último acampamento, Tejos (5.800m) é comum temperaturas de 15 a 20 graus Celsius negativos em pleno verão.
Um fator dificultador que deve ser considerado por todo montanhista que pretenda escalar o Ojos del Salado, além da sua altitute, quase 7 mil metros, é o trecho final que é uma escalada de rocha que terá que ser feita com equipamentos de escalada em gelo, bota dupla e o excesso de roupas.
Para uma escalada segura, deve-se contratar um guia para o dia de cume, trecho muito extenso em encostas íngremes da montanha com uma finalização ainda mais arriscada no trecho de escalada em rocha que fica logo após a cratera.
No final de 2008, um polonês, após chegar o cume não conseguiu descer e jamais foi encontrado o seu corpo apesar das muitas expedições de busca, inclusive com helicóptero. este triste acidente corrobora com a idéia da contratação de um guia local.
O Ojos del Salado está localizado no início do altiplano que se estende para a Bolívia, e nesta região tem ocorrência de neve em pleno verão. Nos anos de maior ocorrência de neve, a escalada se torna mais perigosa, deixando alguns trechos com mais de um metro de neve, cobrindo toda a via, fato que já deixou diversos montanhistas em apuros.

[editar] Atividade

É considerado um vulcão inativo. Estudos recentes dizem que a sua última erupção ocorreu há aproximadamente 1300 anos. Porém na sua cratera, ainda existe fumarolas e no seu entorno existem diversas termas aquecidas pelo seu calor.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: