quarta-feira, 16 de junho de 2010

A CORDILHEIRA DOS ANDES ( América do Sul )

Cordilheira dos Andes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Cordilheira dos Andes
Fotografia aérea de uma porção dos Andes entre a Argentina e o Chile.

Fotografia aérea de uma porção dos Andes entre a Argentina e o Chile.
Altitude máxima 6962 m (22 841 pés)
Comprimento 7000 km
País(es) Argentina
 Bolívia
 Chile
 Colômbia
Equador
 Peru
 Venezuela
Cumes mais altos Aconcágua
Sopé 500 km
A Cordilheira dos Andes (em língua quechua: Anti(s)) é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.
Nos territórios da Colômbia e da Venezuela a cordilheira se ramifica e se prolonga até quase alcançar o Mar do Caribe. Em sua parte meridional serve de longa fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano, partilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.

Índice

[esconder]

[editar] Zonas

Extensão da Cordilheira dos Andes na América do Sul.

[editar] Andes Setentrionais

Ao Sul da Colômbia, na fronteira com o Equador, os Andes constituem uma só cordilheira com picos vulcânicos de até 5000 m de altitude, mas para o norte se divide rapidamente em duas cordilheiras chamadas respectivamente Ocidental e Central, e da Central se desprende a Oriental.
A Cordilheira Central está separada da Ocidental, uma distância média de 400 m, por uma falha geológica ocupada pelo rio Patía ao sul e pelo rio Cauca ao norte. A Cordilheira Oriental gradualmente se separa para o leste criando a bacia do rio mais importante da Colômbia, o rio Magdalena. Esta cordilheira se estende para o norte e penetra o território venezuelano de onde adquire o nome de Cordilheira de Mérida, cuja continuações naturais dão passo a formação Lara-Falcón e tem uma distante relação com a Cordilheira Central e a Cordilheira Oriental.
Andes visto de Santiago
O braço ocidental, chamado Serranía del Perijá, se desprende desta para o norte formando a fronteira natural entre Colômbia e Venezuela, e gradualmente vai perdendo altitude, alcançando o Caribe em Punta Gallinas na península de La Guajira, no extremo norte da Colômbia. Em el Perijá se aproxima a Sierra Nevada de Santa Marta formando um vale rodeado pelo rio Cesar. A Sierra Nevada de Santa Marta é a estrutura montanhosa mais alta da Colômbia: 5775 m.
As três Cordilheiras possuem picos, principalmente, de formação vulcânica de mais de 4 km. A Cordilheira Central e a Oriental tem picos de mais de 5 km cobertos de neve permanentemente. Muitos destes vulcões são ativos e já causaram destruição e mortes no passado devido às explosões de gás e cinza, como também às avalanches de gelo e lodo. O ocidente do país está sujeito a uma maior atividade telúrica, o que demonstra a instabilidade de sua natureza geológica. Ao noroeste da Cordilheira Ocidental aparece um sistema montanhoso chamado Serranía del Baudó, que continua pelo Darién girando ao oeste para o Panamá.
As cidades mais importantes dos Andes Setentrionais são:

[editar] Andes Centrais

Os Andes Centrais se estendem desde o Nudo de Pasco até o Macizo de las Tres Cruces. A disposição dos cabos montanhosos é de dois cabos separados por um Altiplano. A altura máxima nesta região é o Nevado Sajama (6.542 m) e o Pissis (6.882 m). Se originam dois rios, o Titicaca e o Poopo. Os planaltosclima árido quente, e o bioma predominante é desértico. A população se concentra mais no Altiplano e nas costas. interiores são os pampas bolivianos, com

[editar] Clima

Devido à extensão no sentido dos meridianos, os Andes incluem distintas zonas climáticas. O clima da (clima semi-árido) zona tem variação constante, assim como a sua vegetação. O clima frio com nevascas em altitude muito comuns é predominante.

[editar] Picos

Composição de imagens de satélite da parte sul da cordilheira.
O norte do Chile e da Argentina compartilham os picos mais altos dos Andes, seguidos pela Cordilheira Branca, localizada no Peru, a Cordilheira Real da Bolívia e os Andes Equatorianos.
Seu maior cume é o Aconcágua (na Argentina): com 6962 m de altitude, é o ponto mais alto do continente americano. No sul do Peru, próximo de Cuzco, encontra-se o Nudo de Vilcanota, que alcança seu ponto mais elevado no Monte Ausangate (6380 m).
Nesta cordilheira está localizado o glaciar de Quelcaya, um dos dois únicos glaciares planos na zona tropical do planeta. Esta singularidade há permitido estudar em seus gelos as mudanças climáticas ocorridas no trópico desde a última era glacial.

[editar] Picos mais altos

Os picos mais altos são (altitudes em metros):
  1. Aconcágua - (6962) Argentina
  2. Ojos del Salado - (6891) Argentina/ Chile
  3. Monte Pissis - (6793) Argentina
  4. Bonete Chico - (6850) Argentina
  5. Tupungato - (6800) Argentina/ Chile
  6. Mercedario (6770) Argentina
  7. Huascarán - (6768)  Peru
  8. Llullaillaco - (6739) Argentina/ Chile
  9. Yerupaja - (6635)  Peru
  10. Nevado Sajama - (6520)  Bolívia
  11. Illimani - (6438)  Bolívia
  12. Illampu - (6421)  Bolívia
  13. Ausangate - (6380)  Peru
  14. Vulcão Parinacota - (6362)  Bolívia/ Chile
  15. Chimborazo - (6310) Equador
  16. Salcantay - (6271)  Peru
  17. Licancabur - (5920) Bolívia/ Chile
  18. Cotopaxi - (5897) Equador
  19. Nevado del Huila - (5700)  Colômbia
  20. Nevado del Ruiz - (5389)  Colômbia
  21. Tungurahua - (5016) Equador
  22. Pico Bolívar - (4980)  Venezuela

[editar] Argentina

Aconcágua, Argentina

[editar] Fronteira Argentina-Chile

[editar] Bolívia

[editar] Fronteira Bolívia-Chile

Licancabur, fronteira Bolívia - Chile

[editar] Chile

[editar] Colômbia

[editar] Equador

Chimborazo, Equador

[editar] Peru

Alpamayo, Peru

[editar] Venezuela

Pico Bolívar, Venezuela

Nenhum comentário: