segunda-feira, 21 de junho de 2010

AS MONTANHAS ROCHOSAS (América do Norte)

Montanhas Rochosas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa



Montanhas Rochosas
Lago Moraine e o Vale dos 
Dez Picos, Parque Nacional Banff, Alberta, Canadá.

Lago Moraine e o Vale dos Dez Picos, Parque Nacional Banff, Alberta, Canadá.
Altitude máxima 4401 m (14 440 pés)
Comprimento 4.800 km
País(es)  Canadá
 Estados Unidos
Cumes mais altos Monte Elbert
As Montanhas Rochosas (ou Rochosas) são uma importante cordilheiraAmérica do Norte ocidental. As Montanhas Rochosas prolongom-se por mais de 4.800 quilômetros (2.980 milhas) a partir da parte norte da Columbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o Monte Elbert localizado no Colorado, em 4.401 metros (14.440 pés) acima do nível do mar. Embora parte da Cordilheira do Pacífico da América do Norte, as Montanhas Rochosas são distintas da Cadeia Costeira do Pacífico (tal como referido no Canadá) ou do Sistema de Montanhas do Pacífico (como é conhecido nos Estados Unidos), que se situa junto à costa do Pacífico. localizada na
As Montanhas Rochosas foram formadas há cerca de 70 milhões de anos atrás no período Cretáceo, pela Orogenia Laramide. Desde então, a erosão pela água e os glaciares esculpiram a serra para vales e picos íngrimes. No final da última era glacial, os seres humanos começaram a habitar a serra. Europeus, tais como Sir Alexander MacKenzie e expedição de Lewis e Clark, começou a explorar as Rochosas. Minerais e peles impulsionaram a exploração econômica inicial das montanhas, mas nunca trouxeram grande densidade populacional.
Atualmente, grande parte da cordilheira é protegida por parques e é um destino turístico popular, especialmente para esquiar.

Índice

[esconder]

[editar] História humana

Desde a última grande Era Glacial, as Montanhas Rochosas foram o habitat primeiro dos paleo-índios e então dos indígenas, incluindo os apache, arapaho, bannock, blackfoot, cheyenne, crow, flathead, shoshone, sioux, ute, kutenaisekani, dunne-za, e outros.[1] Os paleo-índios caçavam os agora extintos mamutes e bisões-antigos (um animal 20% maior do que o bisão atual) nos vales e sopés das montanhas. Como as tribos modernas que se lhe seguiram, os paleo-índios provavelmente migravam para a planície no outono e inverno em busca de bisões e para as montanhas na primavera e no verão em busca de peixes, veados, alces, raízes e frutos. No Colorado, ao longo da crista da Divisória Continental da América do Norte, paredes de pedra que os nativos americanos construíram para sua condução tem mais de 5400-5800 anos.[1] Conjunto de evidências científicas cada vez mais numerosas indicam que os povos indígenas tiveram efeitos significativos sobre populações de mamíferos devido à sua caça e nos padrões de vegetação através da queima deliberada.[1] (Ktunaxa no Canadá),
A história humana recente das Montanhas Rochosas é uma das que mais rápido mudaram.[1] O explorador espanhol Francisco Vásquez de Coronado, com um grupo de soldados, missionários e escravos africanos, marchou em direção à região das Montanhas Rochosas a partir do sul em 1540. A introdução do cavalo, ferramentas de metal, rifles, doenças novas e diferentes culturas alteraram profundamente as culturas indígenas. Populações nativas americanas foram extirpadas da maioria dos locais que historicamente ocupavam pelas doenças, pelas guerras, pela perda de seu habitat (erradicação do bisão-antigo), e pelas contínuas agressões à sua cultura.[1]
Em 1739, os comerciantes franceses de peles Pierre e Paul Mallet, enquanto viajavam através das Grandes Planícies, descobriram uma cadeia de montanhas, nas cabeceiras do Rio Platte, que as tribos de índios americanos locais chamavam "Montanhas Rochosas", tornando-se os primeiros europeus a relatar sobre esta cadeia de montanhas inexploradas.[2]
Sir Alexander MacKenzie (1764 - 11 de março de 1820) se tornou o primeiro europeu a atravessar as Montanhas Rochosas, em 1793. Ele encontrou o curso superior do Rio Fraser e atingiu a costa do Pacífico, onde hoje é o Canadá, em 20 de julho daquele ano, completando a primeira travessia transcontinental registrada do norte da América do Norte ao México. Ele chegou a Bella Coola, na Colúmbia Britânica, onde pela primeira vez atingiu as águas salgadas do Braço Bentinck do Sul, uma entrada do Oceano Pacífico.

[editar] Demografia

A população é pouco densa, com uma média de quatro pessoas por km², havendo poucas cidades com mais de 50 000 habitantes.[carece de fontes?]

[editar] Exploração econômica

Todos os anos as áreas pitorescas e oportunidades recreativas das Montanhas Rochosas levam milhões de turistas. O idioma principal das Montanhas Rochosas é o inglês. Mas também há espanhol e idiomas americanos Nativos.
Pessoas do mundo inteiro visitam os locais para caminhar, acampar, ou se ocupar com jogos esportivos de montanha. Pelo verão, as atrações turísticas principais são:
Parques nacionais canadenses:
No inverno, a principal atividade é o esqui. As estações de esqui principais são:
  • Colorado:
    • Aspen
    • Vail
    • Keystone
    • Breckenridge
    • Cooper Mountain
  • Utah:
    • Alta
    • Snowbird
    • Park City
    • Brighton
  • Sun Valley, Idaho
  • Montana:
    • Big Mountain
    • Big Sky
  • Alberta:
  • Fernie, British Columbia
  • Jackson Hole Ski Resort, Wyoming

[editar] Geologia e Geografia

Mapa das Montanhas Rochosas.
As Rochosas são Dobramentos Modernos, ou seja, foram formadas no TerciárioEra Cenozóica. É equivalente a Cordilheira dos Andes, na América do Sul. As rochosas surgiram com o fenômeno que os geólogos denominam Orogenia Laramide, que começou há 70 milhões de anos. da

[editar] Hidrografia

Os rios que correm das Rochosas deságuam em três oceanos diferentes: oceano Atlântico, oceano Pacífico e oceano Ártico. Entre eles, podem-se citar:

[editar] Clima

Montanhas rochosas no Colorado, Estados Unidos.
A temperatura comum nas Montanhas é de 6 °C. Julho é o mês mais quente com uma temperatura máxima comum de 28 °C [carece de fontes?]. Em janeiro, a temperatura mínima comum é -14 °C, fazendo deste o mês mais frio . A precipitação comum por ano é aproximadamente 360 mm. Os verões são mornos e secos, com temperatura média de 15 °C e precipitação média de 150 mm. O Inverno é normalmente úmido e frio, com temperatura média de -2 °C e nevada média de 290 mm. Na primavera, a temperatura média é 4 °C e a precipitação média de 107 mm. Pelo outono, a precipitação média é 66 mm e a temperatura média é de 7 °C.
As baixas taxas de precipitação são equivalentes a um Semi-Deserto, como o Sertão Nordestino.

[editar] Recursos naturais

Os recursos econômicos dos Montanhas Rochosas são variados e abundantes. Minerais achados nas Montanhas Rochosas incluem depósitos significantes de cobre, ouro, chumbo, molibdênio, prata, tungstênio e zinco. A Bacia de Wyoming e várias áreas menores contêm reservas significantes de carvão, gás natural, xisto de óleo, e petróleo. Por exemplo, a mina de Climax, perto de Leadville, no Colorado, era o produtor maior de molibdênio no mundo. O Coeur d'Alene é uma mina de Idaho que produz prata, chumbo e zinco. As maiores minas de carvão do Canadá estão na Passagem de Crowsnest perto de Sparwood, Colúmbia Britânica e Elkford, Columbia britânica; minas de carvão adicionais existem perto de Hinton, Alberta. Além do extrativismo mineral, destacam-se também agricultura e silvicultura.
As 
Montanhas Rochosas Ocidentais proporcionam um ambiente ideal para a área
 metropolitana de Wasatch Front, em Utah, mas também evitam a expansão 
da população para o leste.
As Montanhas Rochosas Ocidentais proporcionam um ambiente ideal para a área metropolitana de Wasatch Front, em Utah, mas também evitam a expansão da população para o leste.
 
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: