quinta-feira, 13 de maio de 2010

OS VALES DO RIO CARNAÚBA, DO RIACHO DE BOJO E DO RIACHO DO CARDÃO

 
                                                                  
     São nesses três vales que estão concentrados a maioria dos "Sítios arqueológicos" existentes no município de Carnaúba dos Dantas-RN.
     De acordo com os vestígios arqueológicos neles encontrados, nos dão um parecer de que os mesmos começaram a ser habitados a pelo menos 10 000 anos antes do presente.
     Os homens Pré-Historicos que outrora habitaram esses "três vales", eram caçadores coletores e já conheciam o uso do fogo, e também, já dominavam a "tecnologia lítica", ou seja, fabricavam instrumentos de pedra para o seu uso doméstico, como também, para serem usados nas suas caçadas e em outros "ofícios". Como por exemplo: O machado polido, as pontas de flecha e de lança, a mão-de-pilão, as mós, entre outros. .  Além disso, fabricavam utensílios de madeira, argila, palha e fibras.
     Os mesmos, eram "nômades" ou "semi-nômades", e viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos e mel.
     Não conheciam a roda, o torno do oleiro, os metais e também não usaram a pedra(abundante nesta área) nas suas construções.
     Praticavam alguns rituais, inclusive, o de enterrar os seus mortos com adornos e artefatos líticos.etc.
     Então, após este "breve resumo" de como viviam os "Povos Pré-Históricos" no vale do Rio Carnaúba e de seus dois principais afluentes, eu vou fazer um também "breve resumo" das andanças e achados do Explorador do Sertão e dos Aventureiros da Caatinga.
     Durante as nossa "andanças", foram encontrados vários "Implementos Líticos" e também, alguns "cacos cerâmicos" e também, algumas "lascas de Sílex e Calcedônia". Os tais artefatos foram encontrados quase que totalmente no leito do Rio Carnaúba e no leito do Riacho do Olho D'agua.
     Até o presente momento, foram encontrados pelo Explorador do Sertão os seguintes "Artefatos Líticos": (15) Mãos-de-pilão ou de Mó, (09) Machados Polidos, (Duas) Mós, (01) Pingente, (01) Martelo Polido, ( Uma ) Boleadeira, (Uma) Bala de Funda, (02) Fragmentos de Mão-de-Pilão, (01) Afiador, (01) Prato de Pedra, (02) Batedores Polidos, e alguns Artefatos de Pedra Lascada.
Observação:
. Todos estes artefatos que foram encontrados pelo Explorador do Sertão, em breve serão expostos em um Museu que será criado  em Carnaúba dos Dantas. Inclusive, o pessoal da Fundação Seridó e também, o delegado do IPHAN (Onézimo Santos) já foram comunicados sobre a minha intenção em expor o material encontrado
.CONSIDERAÇÕES FINAIS:
      Nas suas  "andanças" pelos sítios arqueológicos, rios, riachos, serras e comunidades rurais, o explorador do sertão além de ter encontrado uma razoável quantidade de Material Lítico, também conseguiu receber algumas doações desse materiais feitas por moradores destas comunidades.. Além disso, também presenciou em algumas localidades visitadas por ele, pessoas que mantém em seu poder alguns artefatos líticos. Inclusive, houve várias tentativas da parte do "explorador", em conseguir convencê-los a doar-me o seu material, mas  infelizmente a tentativa  não foi bem sucedida. Portanto, apesar de não ter conseguido convence-los a doar-me os "líticos", os convencí para que eles não deêm fim ao material que estão nas suas mãos ( principalmente, em não vende-los pois os falei que o comércio de "tal material" é proibido) e os fiz prometer-me, de quando o Museu Arqueológico do Vale do Carnaúba estiver em funcionamento, eles me procurarão,  para que todo  o seu material seja doado ao Museu.
Fonte: Dean Carvalho

Nenhum comentário: