quarta-feira, 12 de maio de 2010

EXPEDIÇÕES E VISITAS REALIZADAS PELO EXPLORADOR DO SERTÃO E OS AVENTUREIROS DA CAATINGA:

     

                                   Sítio Arqueológico Casa Santa, Carnaúba dos Dantas
                                  Sítio Arqueológico Furna dos Caboclos
                                  Saco do Campo, Frei Martinho-PB
                                  Rio do Pedro, Picuí-PB
                                  Serra da Rajada, Carnaúba dos Dantas-RN
                                 
Entre março de 2006 maio de 2010, o "Explorador do Sertão" juntamente com os outros integrantes do grupo "Aventrueiros da Caatinga", realizam incontáveis expedições aos mais remotos e longíquos rincões do município de Carnaúba dos Dantas, como também, a algumas comunidades dos municípios de Parelhas, Nova Palmeira, Picuí, Acari e Frei Martinho.
     Essas expedições foram realizadas com o intuito de visitar alguns "Sítios Arqueológicos" catalogados pelo nosso saudoso José de Azevêdo Dantas (percursor da arqueologia no nosso município), como também, na tentativa de descobrir novos "Vestígios Arqueológicos".
     Então, durante esses quatro anos que se passaram, o Explorador do Sertão e os Aventureiros da Caatinga estiveram visitando uma infinidade de comunidades, serras e sítios arqueológicos existentes na Área Arqueológica do Seridó.
. Visitamos os seguinte locais:
COMUNIDADES:
. Coruja, Pinturas, Ermo, Tanques, Carnaúba de Baixo, Rajada, Volta do Rio, Xique-xique, Potes, Pedra Branca, Piauí e Garrotes (Carnaúba dos Dantas-RN).
. Cágados e Saco Salgado (Picuí-PB).
. Várzea Verde ( Frei Martinho- PB).
. Cobra e Saco ( Parelhas- RN).
. Melo (Nova Palmeira- PB).
. Beira do Rio e Grossos (Acari- RN)
SERRAS:
. Serra da Coruja, Serra do Forte, Serra Nova, Serra do Marimbondo, Serra do Padre, Serrote do Galo, Serrote do Capim, Serra do Bojo, Serra do Cardão, Serra do Pote, Serra da Mutuca, Serra da Barriguda, Serra da Volta do Rio, Serra da Taboa, Serra Velha e Serra do Piauí.
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS:
. Xique-xique(s) I, II e IV, Canoas I, II e III, Cachoeira do Letreiro, Grota Funda, Casa Santa, Furna do Helder, Furna do Messias, Cachoeira dos Pilões I, II e III, Tanques Grandes, Poço da Capivara, Cachoeira das Pinturas, Pinturas, Talhado do Gavião, Furna dos Cabôclos, Furna do Reinado, Bico do Gavião, Furna do Marmeleiro, Casa de Pedra, Talhado das Areias, Gruta do Criminoso, Potes, Talhado da Onça, Furna da Ema, Furna das Cabras, Tanques do Marimbondo, Cachoeira da Cruz ( Carnaúba dos Dantas-RN)
. Cachoeira do Saco do Campo e Tanques dos Letreiros ( Frei Martinho-PB ).
. Rio do Pedro e Cachoeira das Cabras (Picuí- PB).
. Mirador, Barra da Caraibreira, Poço dos Cabritos, Poço do Chico Gomes e o Sol e a Lua (Parelhas-RN)
. Cai-peixe e Poço do Arthur (Acari-RN).
Obs. Dentre todos os "Sítios Arqueológicos" acima citados, dois deles foram descobertos pelo Explorarador do Sertão e os Aventureiros da Caatinga, são eles: Furna da Ema e Talhado da Onça (ambos situados na comunidade "Potes")
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
     A realização dessas "expedições" e "visitas" aos respectivos locais acima citados, nos possibilitou um maior aprofundamento e conhecimento sobre o nosso PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO, como também, nos fez conhecer melhor a realidade dos povos que habitam às comunidades por nós visitadas, ou seja, tomar conhecimento da luta diária dessas pessoas pela sobrevivência, em locais tão hostis. E ainda, realizar-mos um trabalho de conscientização sobre a importância dos "Sítios Arqueológicos" e da sua preservação pelos moradores que residem nas proximidades dos mesmos. Melhor dizendo, nos alertamos  da importância que tem estes "sítios arquelógicos", e para que, como nós, as futuras gerações tenham a possibilidade e o prazer de apreciar  as belezas e a singularidade das Pinturas e das Gravuras Rupestres.
Fonte: Dean Carvalho.

Nenhum comentário: