sexta-feira, 14 de maio de 2010

AS INDÚSTRIAS LÍTICAS


     A finalidade dos Implementos Líticos pré-históricos era cortar, raspar, perfurar, talhar, quebrar, esmagar ou moer. Facas, raspadores, buris, furadores, flechas, lanças, moedores e percutores tinham essa função. a necessidade de caçar e se defender obrigou o homem a armar suas mãoes, desprovidas de garras, para sobreviver e é a partir da técnica para a fabricação desses instrumentos que podemos deduzir o tipo de caça e de pesca que buscava e no avanço dessa técnica deduzir também seus estágios crono-culturais. Mas a falta de refinamento nos implementos líticos não significa, necessariamente, estagnação cultural, pois muitas vezes o aperfeiçoamento depende da matéria-prima disponível, de forma que é possível observar-se a capacidade do homem pré-histórico na elaboração dos seus Artefatos Líticos e a sua habilidade de obter instrumentos úteis a partir de matéria-prima inadequada, como são o Arenito e o Granito, em regiões onde falta ou escasseia o Sílex e Calcedônia, rochas ideais para a manufatura desse instrumental.
     O avanço tecnológico pode ser observado não somente a partir dos instrumentos mais complexos e bem elaborados partindo-se das melhores matérias-primas , mas também a partir das adaptações e da inventiva humana capaz de conseguir artefatos de rochas menos apropriadas.
     Os Artefatos Líticos do Nordeste são, na sua grande maioria, unifaciais, obtidos a partir de lascas, por percussão direta e indireta, bipolar ou tratamento térmico. Não se tem localizado um número expressivo de Pontas de Projétil a não ser no Rio Grande do Norte.
     Entre as indústrias sem pontas de projétil distinguem-se dois horizontes bem diferenciados; indústrias de núcleos sobre seixos rolados e indústrias mais refinadas de lascas, algumas com finos retoques e completamente descorticadas. As rochas utilizadas como matéria-prima são o sílex, a calcedônia, o arenito silidificado, o quartzo, o quartzito, o quartzo hialino, o granito e o calcário.
     As divisões dos objetos líticos podem ser feitas atendendo-se a seu uso e função ou também a partir da técnica empregada na sua elaboração. Com exceção dos implementos bem caracterizados, destinados a determinado uso, como as pontas de projétil, muitos objetos líticos poderiam ter funções múltiplas (cortar, alisar, raspar e também furar, que podem ser realizadas por um único instrumento)
AS AÇÕES EOS MODOS DE AÇÕES DOS OBJETOS LÍTICOS:
( Ferramentas e Armas)
INSTRUMENTOS DE PRESSÃO:
. Faca, lasca, buril, raspador lateral, raspador, plaina-lesma, ferramentas denticuladas, ponta, furador, anzol, retocador ou compressor, seixos utilizados e mãos-de-mó.
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO:
. Chopper e chopping-tool, uniface e bi-face, lâmina de machado lascada ou polida, enxó, picão, ponta de lança, pedras e seixos utilizados, percutores, martelo massa, seixos utilizados e mãos-de-pilão.
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO À DISTÂNCIA:
. Pontas de flecha, arpão, pedras e seixos utilizados, bala de funda e virote.
OBJETOS PASSIVOS:
. Servir de suporte; servir de apoio( objetos passivos complementares das duas séries precedentes) (objetos passivos utilizados separadamente, sendo que a parte ativa é constituída pela própria matéria a ser trabalhada), conter, lastrar e adornar.
UTENSÍLIOS DIVERSOS:
. Mó, pilão-almofariz, quebra-coquinhos, aguçadores e polidores, vaso de pedra, zooólito(?), pesos de rede, pesos de bastões de cavar e bola, tembetá, pérolas e placas perfuradas.
USO DESCONHECIDO:
. Disco perfurado.

Fonte: Pré-História do Nordeste do Brasil (GABRIELA MARTIN)

Nenhum comentário: