segunda-feira, 24 de maio de 2010

ALGUMAS DAS MARAVILHAS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS, SEGUNDO O "EXPLORADOR DO SERTÃO".

       Durante as minha "andanças", estive e contemplei algumas das mais belas paisagens existentes no município de Carnaúba dos Dantas e cercanias. Dentre as quais, de acordo com a minha opinião, destacarei a seguir, os seguintes locais:

CACHOEIRA DOS FUNDÕES:
     Esta magnífica cachoeira é constituída por uma sequência de "saltos"(05),  possui também, além de  belíssimas "piscinas naturais", um bonito painel em um dos seus paredões onde estão incisas bonitas Gravuras Rupestres (iTAQUATIARAS).
     A mesma, está  situada no médio Riacho do Bojo e fica a  aproximadamente 06 km do centro da cidade de Carnaúba dos Dantas.
     A  Cachoeira dos Fundões, é uma das mais altas de todo o município, e possui aproximadamente, 50 metros de altura.
CORREDORES DO RIO CARNAÚBA:
     Na verdade, os "corredores" são umas  bonitas "corredeiras" que estão localizadas no leito do Rio Carnaúba, precisamente, a cerca de uns 02 km antes do seu encontro com o Rio Acauã.
     O lugar, é de uma beleza natural impressionante, ou seja, possui além de várias "piscinas naturais" e uma bela formação rochosa(em granito), vários painéis contendo "Gravuras Rupestres", sem falar de uma incrível "Banheira Primitiva" (pequeno tanque de pedra com o formato de uma banheira, e que contém uma gravura que insinua um local reservado para um "casal primitivo).
     Os "corredores" estão situados a cerca de 20 km do centro da cidade de Carnaúba dos Dantas, e pertence ao município de Acari (RN).

CÂNIONS DO RIACHO DO BOJO:
     O alto Riacho do Bojo é uma espécie de "CANION", onde existem várias pequenas cachoeiras, e também,  uma grande quantidade de paredões rochosos.
     Inclusive, são nesse paredões, e também, em algumas quedas-d'agua, que estão "incisos", vários painéis detentores de belíssimas "Gravuras Rupestres".
     Resumindo, é um dos lugares mais bonitos em que já estive até os dias de hoje.                                                  
     O Cânion está situado a cerca de 15 km do centro da cidade de Carnaúba dos Dantas (RN).


CUME DA SERRA DA RAJADA:
      Local de uma beleza natural impressionante, de onde pode-se avistar vária cidades do Seridó, como também, praticamente todo o Vale do rio Carnaúba.
      A Serra da Rajada, é um enorme bloco de granito (INSELBERG) com aproximadamente 600 metros de altura  acima do nível do mar, e está situada a cerca de 06 km do centro da cidade de Carnaúba dos Dantas (RN).

TALHADO DO GAVIÃO:

     O Talhado do Gavião, é um enorme abrigo sob-rocha (Micaxisto) que contém em seu interior, bonitas e enigmáticas "pinturas rupestres" da Tradição Nordeste (sub-tradição Seridó/estilo Carnaúba).
      O mesmo está situado nos contra-fortes da Serra Nova, precisamente, na comunidade Lagêdo, e fica a cerca de 7,5 km do centro da cidade de Carnaúba dos Dantas.
Na foto ao lado, o Explorador e uma turista carioca(Ana Stockler), especionam a vista panorâmica do entorno do Talhado do Gavião.


Fonte: Dean Carvalho.

Nenhum comentário: